Após ficar marcado pelo regularidade na campanha do hexa brasileiro em 2015, o Corinthians não tem conseguido repetir uma boa sequência no campeonato deste ano. Já são oito partidas sem ganhar duas vezes seguidas.
O técnico Cristóvão Borges já comandou o time em 13 jogos. Depois de quatro vitórias seguidas nos cinco primeiros duelos, o treinador viu sua equipe oscilar. Nas últimas oito partidas, o Timão venceu duas, empatou três e perdeu outras três. Apesar deste retrospecto, o Corinthians segue no G4 do Brasileirão. Graças à oscilação também dos outros times que estão no pelotão da frente.
Os 37 pontos conquistados em 22 jogos e o consequente aproveitamento de 56,1% são frutos de duas ótimas sequências do Timão no campeonato. A primeira, inclusive, teve início contra a Ponte Preta, no primeiro turno. Após derrotar a Macaca, foram outras três vitórias seguidas: sobre Sport, Coritiba e Santos.
Já a segunda série de quatro vitórias aconteceu com Cristóvão Borges, que estreou com derrota para o Atlético-MG e depois embalou triunfos em cima de Santa Cruz, América-MG, Flamengo e Chapecoense.
Ciente da oscilação de sua equipe, Cristóvão não quer comparação com o ano passado. O treinador, por outro lado, admite que o time tem de melhorar o nível das atuações.
– Comparação com ano passado não cabe, foram muitas perdas de jogadores. No ano passado, nesse momento do ano, foi quando o time estava encaixando e depois fluiu. Já estava acontecendo essa oscilação com o Tite este ano. Então é esse o trabalho. Estamos procurando, a gente vinha com dificuldades. Em termos de performance, é claro que temos melhorar – admitiu o treinador, em entrevista coletiva após a derrota para a Ponte, no último sábado.
Na 22ª rodada do Brasileirão do ano passado, porém, o Corinthians já estava “encaixado“ e era o líder, com 74,2% de aproveitamento e sete pontos à frente do segundo colocado, o Atlético-MG. Nesta temporada, o sonho de um novo título parece cada vez mais distante. Para voltar à briga pela liderança, é preciso uma nova boa sequência.
A SEQUÊNCIA SEM VITÓRIAS SEGUIDAS:
Chapecoense 0 x 2 Corinthians (última vitória seguida)
Corinthians 1 x 1 São Paulo
Corinthians 1 x 1 Figueirense
Internacional 0 x 1 Corinthians
Atlético-PR 2 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro
Grêmio 3 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Vitória
Ponte Preta 2 x 0 Corinthians