Depois da derrota em casa contra o Argentinos Juniors na Libertadores, a diretoria do Corinthians decidiu interromper o trabalho de Fernando Lázaro em busca de um técnico com outro perfil, capaz de chacoalhar o elenco e obter resultados de forma rápida. Um mês se passou, o Corinthians teve quatro treinadores e segue afundado na crise com Vanderlei Luxemburgo.
Cuca foi a primeira solução encontrada pelo Timão no mercado, mas o treinador foi alvo constante de parte da torcida pela condenação por atentado ao pudor com uso de violência em 1989, na Suíça, e deixou o clube após duas partidas, mesmo classificando a equipe às oitavas de final da Copa do Brasil.
A diretoria bateu na porta de Tite e Mano Menezes para o cargo, mas ambos recusaram. Assim, a solução foi contratar Luxemburgo sob o discurso de que ele seria capaz de fazer uma renovação no elenco e recolocar a equipe nos trilhos.
Até o momento, Luxa cumpre parte do que lhe é esperado. Ele afastou Balbuena, Du Queiroz e Júnior Moraes e vem priorizando jovens da base, mas está longe de emplacar os resultados esperados. O treinador ainda não venceu em cinco jogos disputados e tem o pior início de um comandante pelo Alvinegro no século.
+ Veja tabela e saiba as datas e horários dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
Além do Timão estar na zona do rebaixamento no Brasileirão e viver situação delicada nas Copas, o desempenho da equipe preocupa, e Luxemburgo não encontrou soluções para sanar os problemas defensivos e criativos que a equipe vem apresentando.
Aos poucos, a paciência da torcida vai se esgotando, e a trégua negociada por ele com as organizadas chega em ponto crítico para o duelo deste domingo (21), contra o Flamengo.