Versátil, habilidoso e inteligente. A nova contratação do Corinthians para o restante da temporada chega ao clube com tais adjetivos. Ángelo Araos é considerado a maior revelação chilena de 2018 e até foi chamado de craque por Arturo Vidal, um dos principais nomes da seleção de seu país. O meio-campista de 21 anos chega ao Timão após iniciar sua trajetória em um modesto clube do Chile e confirmar a sua qualidade na Universidad de Chile no primeiro semestre deste ano. Araos passa a impressão que pode solucionar alguns dos problemas presentes na equipe de Itaquera.
- Considerado uma das joias do futebol chileno, ele é um jovem que tem uma grande projeção para o futuro. Sem dúvidas, apesar de sua juventude, ele foi o jogador mais valioso e importante da La U nessa temporada. Tem um passe muito bom, especialmente no setor ofensivo do campo e também atua como um volante que surpreende a linha defensiva dos adversários. Clássico 10, com grande mobilidade e velocidade, Araos também é muito habilidoso. Quando joga solto no ataque, aparece mais do que quando é carregado para o lado. Ele foi formado em Antofagasta, um pequeno clube do Chile, e me parece que suas qualidades vão se encaixar perfeitamente no futebol brasileiro. Recentemente, Reinaldo Rueda - técnico da seleção chilena - considerou ele como uma das principais peças da próxima geração do Chile. Certamente é uma perda enorme para a Universidad de Chile e certamente um ótimo reforço para o Corinthians - disse Cristian Barrera , repórter do jornal chileno "La Tercera".
Nascido em Antofagasta, no norte do Chile, Araos foi revelado pelo time que carrega o nome de sua cidade. O jogador estreou profissionalmente no dia 17 de outubro de 2015, aos 18 anos, em partida válida pelo Torneo Apertura, contra a Universidad Católica. Na temporada seguinte, com um pouco mais de experiência, o meio-campista foi peça regular na formação da equipe e aos poucos foi provando seu talento. Foram 25 jogos e dois gols em 2016.
No ano seguinte, por conta das ótimas atuações em seu clube, Araos foi convocado para a seleção sub-20 do Chile, para a disputa do Sul-Americano de 2017, mas pouco foi utilizado. Porém, isso não abalou o garoto, que continuou se destacando pelo Deportes Antofagasta e foi fundamental na campanha do Torneio Transición, no qual seu clube terminou na sétima colocação.
- Ele é muito bom jogador. Sua temporada de destaque foi em 2017, pelo Antogafasta. Lá eles jogavam no 4-2-3-1 e ele flutuava por todos os espaços do campo, se tornando uma peça fundamental por conta de seus dribles, velocidade e finalização. Demonstrou ter personalidade muito grande para um garoto de 20 anos - afirmou José Fernández, setorista da Universidad de Chile pela rádio "La Clave".
Araos logo despertou o interesse dos grandes clubes do país e no início de 2018 acertou sua transferência para a Universidade de Chile, por 800 mil dólares (aproximadamente R$ 3 milhões). Sua estreia pela nova equipe aconteceu na Copa Libertadores, contra o Vasco da Gama, e a joia conseguiu marcar o único gol da partida.
- Sem dúvidas esse foi o jogo chave para a sequência de Araos no time. Foi seu primeiro jogo como titular, atuando como um meio-campista de armação. A partida não foi fácil, mas o garoto teve uma atuação convincente e conseguiu marcar o gol da vitória - disse Fernández.
Mas nem só de boas fases vive um jogador de futebol. O garoto passou por momentos de dificuldades após a estreia pela equipe e teve que se contentar com o banco de reservas por alguns jogos. José Fernández também falou sobre essa situação e como o jogador reagiu.
- Ele é um jovem muito tímido, introvertido e de poucas palavras. Isso custou um preço alto no início e deixou Araos na reserva por algumas partidas. Porém, pouco a pouco ele estava adquirindo personalidade e se destacando mais na equipe. Resumindo, é um jogador que precisa de tempo para trabalhar e se sentir confortável para jogar mais perto da área rival e fazer a diferença.
Mesmo com a atuação abaixo do esperado da La U na Libertadores, Araos se destacou e foi convocado por Rueda para um período de amistosos da seleção chilena principal. Foram três jogos defendendo as cores de seu país: Romênia, Sérvia e Polônia. O meia atuou apenas 23 minutos contra os poloneses.
O chileno deixou a Universidad de Chile e assinou com o Corinthians um contrato de empréstimo de um ano, com compra automática até 2022. A negociação foi concluída por 4,2 milhões de dólares (cerca de R$ 15,5 milhões) e o Timão passou a ser dono de 100% dos direitos econômicos do meia.
- O investimento será justificado de acordo com seu rendimento. Posso garantir que o Corinthians contratou um belíssimo jogador e que tem tudo para dar certo no Brasil. Ele disputou 24 de 28 jogos nesta temporada, sendo 20 deles como titular e marcou cinco gols. É um jogador de muita qualidade - expôs Iñaki Salazar, jornalista do jornal chileno "La Tercera".
No Corinthians, Araos pode ajudar a resolver dois problemas da equipe comandada por Osmar Loss. O primeiro está relacionado à saída de Rodriguinho e a falta de um jogador que carregue a bola com velocidade e invista mais em passes com profundidade no meio de campo. Outro problema seria a ausência de volantes no elenco, uma vez que Maycon foi negociado e Renê Júnior está machucado e só deve retornar aos gramados na próxima temporada. Portanto, a promessa chilena brigaria por posição com Jadson, Mateus Vital e o recém contratado, Douglas.
Araos foi apresentado pelo Corinthians na terça-feira e já foi regularizado pelo clube no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, portanto, deve ser relacionado para o duelo diante a Chapecoense, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Vale destacar que o jogador não poderá ser aproveitado pelo Alvinegro na Libertadores, pois já atuou pela La U na competição.
*Sob supervisão de Thiago Salata