Walmir Cruz aprova forma física do elenco no retorno do Corinthians
Preparador físico do Timão concedeu entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava, e fez um balanço do período em que os jogadores estiveram de folga
- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians retornou aos trabalhos nesta segunda-feira após período de folga por conta da pausa das competições para a Copa América. E o primeiro objetivo da comissão técnica neste momento foi alcançado, uma vez que os elenco voltou bem fisicamente, segundo o preparador físico Walmir Cruz, que concedeu entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, nesta tarde.
Segundo o profissional do clube, a pausa será de suma importância para a sequência do time na temporada. Para ele, o hiato entre as competições significa uma quebra em uma rotina que desgastou o grupo no primeiro semestre e agora é o momento para melhorar a condição de cada atleta.
- Acho que o principal da pausa é a recuperação física, quando você tem jogos na sequência, quarta e domingo, quarta e domingo... Nós tivemos, nesses cinco meses, 40 jogos. A cada três dias, um jogo, com viagens longas. Então você acaba criando uma rotina, você joga, treina, joga, treina. Treinar no sentido de recuperar, então parar foi realmente muito bom. Na questão das lesões, tem pouquíssimos casos de lesão, então é mais caso específico, um ou outro, mas foi muito bom esse período para a gente realmente recuperar, e estar inteiro para seguir a maratona - comentou.
Relacionadas
Walmir também falou dos atletas que o procuraram durante o período de descanso pedindo orientações para os treinamentos. Alguns casos foram citados como os de Régis, Ralf, Jadson e Vágner Love. De acordo com o profissional da preparação física, esses jogadores foram os mais interessados na busca por informações desse tipo.
- A gente tem um relacionamento muito próximo com os atletas, então alguns deles perguntaram "posso fazer um trabalho assim, mas específico?", e a gente passa algumas coisas a mais para eles. "Posso fazer um intervalado?", "posso fazer um trabalho de corrida contínua?", então a gente vai orientando da melhor forma possível, porque tem atletas que se preocupam em voltar bem e estar sempre bem - afirmou.
Apesar de uns se interessarem mais do que os outros, todos os atletas do elenco receberam sugestões de como se preparar para ter um retorno mais tranquilo às atividades na reapresentação. Os que jogaram mais tiveram uma "cartilha" diferente daquela fornecida para os que vinham atuando menos.
- Na verdade é uma sugestão que a gente faz, a gente colocou para eles dois aspectos, o pessoal que jogou, que teve essa sequência grande, e o pessoal que não vinha atuando. Então foram duas sugestões diferentes, mostrando para eles com fotos, com vídeos, alguns exercícios que você pode fazer de musculação e com trabalho aeróbio, para que eles corram, atividade com a intensidade bem baixa, para recuperar, principalmente a musculatura, que você cansa demais nessa maratona que você faz. Então conversei com bastante deles, a grande maioria seguiu o que a gente passou para, então isso é muito legal, porque mostra o profissionalismo que eles tem e a responsabilidade que cada um tem, isso foi colocado para eles - avaliou, antes de elogiar o grupo:
- O atleta profissional hoje precisa muito desse aspecto físico, então eles voltaram numa condição legal, esses oito ou nove dias que nós demos para eles, eles voltaram bem, a gente já fez algumas avaliações com eles, avaliação no campo também, comparando o período de antes com esse agora, mas no aspecto geral, acho que foi muito bom - completou.
No período da manhã, o elenco fez uma avaliação na parte interna do CT e depois foi ao gramado para um trabalho com bola em campo reduzido. Nesta tarde, os jogadores voltam para campo ainda com atividades voltadas para a preparação física, de acordo com as necessidades deste retorno.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias