Nesta quinta-feira, o boletim diário do LANCE! sobre o coronavírus traz a situação caótica passada pelo Santos, que reduziu o salário de funcionários em 70%. Além disso, os ingressos do Torneio de Wimbledon - evento mais famoso do tênis - foram devolvidos. Essas e outras informações sobre a pandemia, fora do setor esportivo, também fazem parte desta edição. Confira.
SINDICATO DIVULGA NOTA DE REPÚDIO À DIRETORIA DO SANTOS; JOGADORES COMPARTILHAM
O Sindicato dos Atletas Profissionais do Município de São Paulo (SIAFMSP) publicou nesta quinta-feira um nota prestando solidariedade aos jogadores do Santos pela redução unilateral de 70% dos salários referentes ao mês de abril.
De acordo com o comunicado, publicado nas redes sociais da entidade, a entidade tem mantido diálogo com os atletas do Alvinegro Praiano e afirma que as informações transmitidas pela diretoria santista à imprensa não são verdadeiras. Alguns jogadores, como Lucas Veríssimo, Diego Pituca e Carlos Sánchez, replicaram a nota.
WIMBLEDON ANUNCIA DEVOLUÇÃO DOS INGRESSOS
O All England Club anunciou nesta quinta-feira a devolução dos ingressos que haviam sido comprados pelo público e opção de prioridade de compra para as mesmas sessões do Grand Slam de Wimbledon para a edição do próximo ano, em 2021.
O torneio, que aconteceria no fim de junho e começo de julho, foi cancelado pela primeira vez desde a 2ª Guerra Mundial por conta da pandemia do coronavírus.
EM REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS TREINADORES, MOURINHO PEDE VOLTADO FUTEBOL INGLÊS
Em reunião da Associação de Treinadores da Inglaterra, o técnico português José Mourinho, do Tottenham, afirmou ser favorável à volta do futebol na Inglaterra. Além dele, segundo o “Mirror”, Carlo Ancelotti, do Everton, e Jürgen Klopp, do Liverpool, se mostraram favoráveis ao retorno das competições.
Por outro lado, Pep Guardiola, do Manchester City, Frank Lampard, do Chelsea, Nigel Pearson, do Watford, e Graham Potter, do Brighton, se mostraram contrários à volta do futebol a curto prazo.
GOVERNO BRITÂNICO DÁ 'SINAL VERDE' PARA RETORNO DA PREMIER LEAGUE
O retorno da atual temporada da Premier League parece estar cada vez mais próximo. O secretário de Internet, Cultura, Mídia e Esporte do governo britânico, afirmou, após uma reunião com autoridades do futebol, que 'uma porta está se abrindo' para a volta do futebol no próximo mês.
- Todos nós concordamos que só iremos em frente se for seguro fazê-lo e a saúde e bem-estar de jogadores, técnicos e equipes vier em primeiro lugar. O governo está abrindo a porta para o futebol voltar com segurança em junho. Isto deveria incluir ampliar o acesso para os torcedores verem cobertura ao vivo e fazer com que as finanças da retomada dos jogos sustente a família do futebol como um todo - disse Dowden, em um comunicado.
MARCO AURÉLIO CUNHA DESTACA SUPORTE DA CBF ÀS EQUIPES FEMININAS
Marco Aurélio Cunha, coordenador do futebol feminino da CBF, disse em live na última quarta-feira à noite que a entidade tem dado suporte para os clubes neste momento crítico. Segundo ele, os times da Série A e Série A2 receberam, cada um, um suporte de R$ 150 mil.
FUTEBOL NA HOLANDA PODE RECOMEÇAR ANTES DA DATA PREVISTA PELO GOVERNO
O ministro dos esportes da Holanda, Martin van Rijn, disse para uma TV local na noite da última quarta-feira, após uma videoconferência com a Federação da Holanda, que o futebol no país pode ser reativado antes do prazo previsto pelas autoridades de saúde. Segundo ele, tudo dependerá do protocolo de segurança.
Há três semanas, o primeiro-ministro Mark Rutte proibiu os jogos de futebol na Holanda e definiu 1/9 como uma data-base para o reinício das atividades para a temporada 2020/21. Isso levou a federação a cancelar o campeonato nacional. E sem campeão (Ajax e AZ Alkmaar disputavam cabeça a cabeça a liderança).
VACINA EM UM ANO PARA CORONAVÍRUS É PRAZO CONSIDERADO OTIMISTA
Segundo a Agência Europeia de Medicamentos, a previsão de um ano em busca por uma vacina eficaz contra o novo coronavírus é “otimista”. Marco Cavelari, diretor de estratégia do órgão, disse que esse seria o melhor dos cenários, mas é preciso trabalhar com outros prazos.
RIO DE JANEIRO TEM NOVO RECORDE DE MORTOS POR COVID-19
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou novo balanço sobre o novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro. O estado teve um novo recorde de mortes contabilizadas em um dia, com 197 nas últimas 24h. Nesta quinta-feira, o Brasil atingiu 13.930 mortes provocadas pela Covid-19 e 201.366 casos confirmados da doença em todo o país.
PM VAI APOIAR PREFEITURAS DO RIO NO FECHAMENTO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
Após a recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para que o estado e a capital implantem o lockdown (bloqueio total das atividades, exceto as essenciais) para conter o avanço da covid-19, o governo do estado colocou a Polícia Militar (PM) à disposição das prefeituras para auxiliar no trabalho de fechamento de espaços públicos.