Durante a luta pela permanência na Série B, o CRB contou com a Motbot como aliada e atingiu o objetivo de evitar o rebaixamento sendo que, em quatro meses de parceria, a plataforma arrecadou mais de R$ 186 mil para o clube alagoano. A startup possibilita que os torcedores incentivem a equipe com um “bicho virtual” onde, caso o clube vença ou conquiste um empate fora de casa, o dinheiro é repassado à agremiação e também para instituições filantrópicas.
Além da sensação de recompensar o bom desempenho dos atletas, o torcedor que ajuda o clube por meio da Motbot passa a fazer parte de um programa de benefícios. Se o time não tiver um resultado positivo dentro de campo, o valor volta para a conta do apoiador. Nesta temporada, o CRB conquistou 50 pontos e terminou a Série B na 11ª colocação.
>Seleção vê 'reservas' acirrarem briga por vaga e pode ter mudanças
Os apaixonados pelo Galo da Praia possuem um plano de recompensas exclusivo dentro da plataforma. As experiências personalizadas, que variam de acordo com o valor depositado, incluem vídeo enviado pelos atletas, upgrade de ingresso para setor especial, visita ao Centro de Treinamento, camisa autografada pelo elenco e até mesmo um almoço com os jogadores.
- Logo de cara, percebemos que se tratava de um modelo de negócio inovador e que em muito nos ajudaria. Com a participação ativa da nossa torcida, conseguimos arrecadar valores importantes, que foram destinados para o clube, para os atletas e para as instituições de caridade. É uma iniciativa excelente porque ela consegue fazer com que todas as partes se beneficiem, desde o aspecto esportivo até o social - afirma André Carneiro, Vice-presidente de Marketing do CRB.
Fora das quatro linhas, o apaixonado por futebol que investe na Motbot também ajuda entidades beneficentes. Neste ano, mais de R$ 6 mil foram direcionados para instituições carentes por meio de contribuições de torcedores do CRB. Quando o clube alcança um resultado favorável, o dinheiro é enviado para uma organização indicada pelo time.
Rogério Neves, CEO Motbot, comentou sobre a parceria onde o aspecto da confiança no projeto demonstrada pela equipe de Maceió foi fundamental para a implementação e apresentação de bons números no curto prazo:
- O CRB é um dos nossos primeiros parceiros. Desde o início abraçaram o projeto, confiaram na ideia que foi apresentada e, ao longo do tempo, puderam colher os frutos. Nosso objetivo é continuar ajudando o clube por meio dessa parceria estratégica. Diante dos ótimos resultados que tivemos nesses primeiros meses, esperamos, para a próxima temporada, um crescimento ainda maior tanto em termos de engajamento quanto no valor arrecadado.
A empresa, criada em julho de 2022, é a primeira plataforma de crowdfunding esportivo do Brasil e também permite que os fãs participem de melhorias na infraestrutura dos clubes. Com o auxílio da companhia, os times podem captar recursos para reformas nas suas dependências onde o processo deve ser feito de maneira transparente, exibindo metas, prazo e o direcionamento da verba.
Para fazer qualquer contribuição ou conhecer o projeto da Motbot, que também inclui o financiamento coletivo para jogadores em desenvolvimento, o fã de esporte deve visitar o site oficial da plataforma.