CBF pede e Cruzeiro vai enviar lista de inscritos da Liberta nesta segunda
Para evitar novos problemas com a Conmebol, a confederação brasileira pediu que os clubes antecipassem o envio dos jogadores relacionados para a competição sul-americana
Gato escaldado, ou melhor, Raposa escaldada, se previne de possíveis erros alheios ao seu alcance e tenta evitar mais um problema com a Conmebol, como ocorreu em 2018, quando teve de lutar para reverter a expulsão de Dedé no duelo contra o Boca Jrs, pelas quartas de final da Libertadores.
A prevenção é outra, mas a falta de organização da Conmebol preocupa e o Cruzeiro, a pedido da CBF, enviará a sua lista de inscritos para a Copa Libertadores nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, para evitar qualquer contratempo com a entidade máxima do futebol sul-americano após a investigação de 21 clubes, incluindo o rival Atlético-MG, sob alegação de atraso na entrega das relações de jogadores para as competições da entidade, configurando irregularidade, com possibilidade de punição esportiva.
A CBF fez a sugestão para não abrir qualquer precedente legal que possa ser usado contra o Cruzeiro e os demais clubes brasileiros, Internacional, Palmeiras, Flamengo, Athletico-PR e Grêmio, que estão na fase de grupos da Libertadores.
Pelo regulamento da Copa Libertadores, os clubes têm até 728 horas para enviar a lista de inscritos que estarão aptos a jogar. Logo, na teoria, o Cruzeiro poderia confirmar sua relação até na segunda-feira, 4 de março, já que sua estreia no Grupo B da disputa continental será na quinta-feira, 7 de março, em Buenos Aires, na Argentina, diante do Huracán, às 19h15, com transmissão exclusiva pelo pelo Facebook.
Mas, para evitar alguma surpresa extra, a CBF, que envia as listas para a Conmebol, vai se concentrar para garantir que o sistema da confederação sul-americana confirme os jogadores dos time brasileiros com antecedência, dando tempo para acertar qualquer imprevistos que possa surgir.
O Galo e mais 20 clubes podem sofrer punições esportivas, além de multas, por um suposto atraso no envio das listas de inscritos. Os rivais do alvinegro na Libertadores na segunda e terceira fase pré-grupos, Danubio e Defensor, ambos do Uruguai, acionaram a unidade disciplinar da Conmebol requerendo os pontos dos duelos contra os mineiros, o que desclassificaria o Atlético-MG da competição sul-americana.
A Conmebol autoriza a inscrição de até 30 jogadores na disputa de grupos. O atual elenco da Raposa conta com 29 jogadores, mais dois jovens da base, Vinicius Popó e Michel, que foram promovidos recentemente para treinarem com os profissionais. Um deles não será inscrito.
Confira a possível lista de jogadores que será enviada para a Libertadores
Goleiros: Fábio, Rafael e Vitor Eudes
Laterais: Edilson, Orejuela, Egídio, Dodô e Rafael Santos
Zagueiros: Dedé, Léo, Murilo, Fabrício Bruno e Cacá
Volantes: Henrique, Lucas Silva, Ariel Cabral, Lucas Romero, Jadson e Éderson
Meias: Thiago Neves, Robinho, Rodriguinho, Marquinhos Gabriel, Rafinha
Atacantes: Fred, Raniel, Sassá, David, Renato Kayzer, Vinicius Popó(ou Michel)- Ambos vindos da base.