A responsabilidade de vestir a camisa do Cruzeiro não demorou a ser sentida por Douglas Coutinho e Rafael Silva. Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, na Toca da Raposa, o presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, definiu a dupla como "reforços de peso" para a temporada de 2016:
- Douglas Coutinho já foi até atleta do Cruzeiro e retorna à casa. E o Rafael Silva, que disputou o Brasileiro de 2015 pelo Vasco, teve excelente passagem lá. Acho que serão dois reforços de peso para nosso time, que se manteve com a base. Estamos trazendo reforços para aquela equipe que teve comportamento de que poderia até ter ganho título se tivesse começado daquela forma.
Cedido por empréstimo pelo Atlético-PR por um ano, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais um, Douglas Coutinho definiu o retorno ao Cruzeiro como "a realização de um sonho". O jogador de 21 anos foi da base celeste:
- Para mim, é realização de um sonho estar aqui. Tanto meu quanto da minha avó, que sempre me apoiou. É uma honra voltar, mesmo tendo ficado tanto tempo fora. Graças a Deus, deu certo, e estou de volta. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi voltar. Estou bastante motivado e focado. Tenho meus objetivos. Quero ajudar os objetivos do clube. Seleção Olímpica e gols virão naturalmente
Em seguida, o atacante destacou o impacto da torcida celeste, e disse estar ansioso por um "encontro" como profissional.
- Estou preparado e ansioso para chegar esse momento. Primeira vez que vim aqui, eu fiquei alucinado com a torcida. Estou esperando esse momento para chegar, entrar em campo e fazer história.
A torcida do Cruzeiro também foi exaltada por Rafael Silva. O jogador de 24 anos, que assinou por dois anos, revelou que já sentiu a força da China Azul quando atuava pelo Vasco:
- O Hino Nacional me arrepiou quando eles cantaram a parte do Cruzeiro. Espero escutar, agora, do lado do Cruzeiro.
O atacante prometeu se empenhar em campo para contribuir com gols a aposta celeste. Porém, negou que a chegada ao Cruzeiro seja um "desafio":
- Não vejo dessa maneira. Em 2013 e 2014, o Cruzeiro foi campeão. Agora faltou um pouco de gol. Sou atacante capacitado. Chego para somar com a galera. A expectativa é das melhores. O Cruzeiro tem grandes jogadores. Vamos trabalhar forte para buscar um espacinho.