Buscando qualificar o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o Cruzeiro fechou a contratação do centroavante Henrique Dourado, que estava no futebol chinês. O jogador fará a sua segunda passagem pelo clube celeste e chega para brigar por uma vaga no time titular com Gilberto.
O "Ceifador", como é conhecido em suas comemorações, já estava em Belo Horizonte há alguns dias para exames médicos. Ele foi aprovado e anunciado oficialmente nesta terça-feira, 18 de abril. O jogador assinou contrato até o fim desta temporada.
Nos últimos anos, Dourado defendeu as cores do Henan Songshan, da China. Desde agosto do ano passado, o jogador não entra em campo por ter sido suspenso após ter empurrado um árbitro em partida válida pela Super Liga da China. Nesse período, ele treinou no Cianorte para manter a forma. Como está sem contrato, a Raposa pôde assinar com o jogador, mesmo após o fechamento da janela de contratações.
Henrique Dourado, de 33 anos, teve uma rápida passagem pelo Cruzeiro em 2015. Na ocasião, o time celeste estava em fase de transição após o bicampeonato brasileiro e o jogador não teve uma grande passagem. Em 12 jogos com a camisa estrelada, o centroavante marcou apenas dois gols. Depois de rescindir com a Raposa, Henrique Dourado foi para o Vitória de Guimarães, de Portugal.
No Brasil, além do Cruzeiro, Henrique Dourado atuou em Palmeiras, Santos, Flamengo, Fluminense, Portuguesa e Mirassol.