Cruzeiro e Atlético-MG se enfrentam nesta segunda-feira (13), às 20h, na Arena Independência. A partida é válida pela quinta rodada do Campeonato Mineiro e marca o primeiro clássico entre os rivais no ano. A Raposa vive momento delicado no estadual e precisa da vitória diante do Galo.
A equipe celeste entra em campo com uma vantagem sobre o rival que serve de ânimo para o clássico. Como mandante em jogos pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro acumula 62 vitórias contra o Atlético-MG, enquanto o alvinegro soma 43 triunfos.
A maior e mais marcante vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG como mandante foi o 6 a 1, em 2011, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Era a última rodada do Campeonato Brasileiro e a Raposa precisava da vitória para não cair para a Série B. A tensão era alta, pois o Galo poderia rebaixar o Cruzeiro e tornar esse momento em algo histórico.
O Cruzeiro aplicou a maior goleada da sua história sobre o Atlético-MG, vencendo por 6 a 1 e escapando do rebaixamento. A Raposa começou de forma avassaladora, abrindo 4 a 0 no primeiro tempo e deixando o Galo sem reação alguma.
A última partida que a Raposa atuou como mandante diante do Galo no Independência, foi durante a reinauguração do estádio, em 2012, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na época, existia a determinação de torcida única, e somente cruzeirenses puderam assistir o jogo. Com muita polêmica, confusão e expulsões, o clássico terminou empatado em 2 a 2, com gols de Wallyson e Mateus para o Cruzeiro, e de Leonardo Silva e Ronaldinho para o Atlético-MG.
Visando se recuperar no estadual e manter o bom histórico como mandante, o Cruzeiro precisa da vitória sobre o Atlético-MG. A equipe celeste é a última colocada do grupo C e corre grandes riscos de não se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro em caso de derrota.