Cruzeiro vê risco de rebaixamento aumentar, mas ‘dever de casa’ pode determinar permanência na Série A

No momento, Raposa é o primeiro time fora do Z4, mas alerta está ligado para reta final do Brasileirão

imagem cameraApós empate com o Vasco, o risco de rebaixamento do Cruzeiro aumentou para 14,4% (Foto: Staff Images/Cruzeiro)
Avatar
Lance!
Belo Horizonte (MG)
Dia 23/11/2023
09:00
Atualizado em 23/11/2023
09:50
Compartilhar

O empate entre Cruzeiro e Vasco na quarta-feira (22), no Mineirão, não foi um bom resultado para ambas as equipes, que estão na briga contra o rebaixamento. Pior ainda para a Raposa, que, apesar da ausência de sua torcida, jogou em casa e permaneceu atrás do Cruz-Maltino na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

➡️ Confira a classificação do Campeonato Brasileiro

De acordo com o cálculo do Probabilidades no Futebol, site do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o empate, a chance de rebaixamento do Cruzeiro subiu de 13,9% (antes do jogo) para 14,4%. No momento, a Raposa é o primeiro time fora do Z4, na 16ª colocação, com 41 pontos - mesma pontuação do Vasco, porém atrás por ter uma vitória a menos.

Três pontos separam o time mineiro do Bahia, primeiro dentro da zona de rebaixamento, que ainda joga nesta sexta-feira (24). O Tricolor de Aço encara o Corinthians fora de casa, às 21h (de Brasília). Em caso de vitória da equipe baiana e derrota do Cruzeiro na próxima rodada, contra o Goiás, em Goiânia, os mineiros entrarão no Z4. Portanto, o alerta está ligado na Toca da Raposa nesta reta final de temporada.

Na matemática, duas vitórias nas últimas quatro partidas restantes já seriam suficientes para manter o Cruzeiro na Série A. Dessa forma, se cumprir apenas o seu "dever de casa", a equipe comandada pelo diretor-técnico Paulo Autuori provavelmente conseguirá se livrar do rebaixamento.

Isso porque justamente dois jogos serão disputados no Mineirão - com portões fechados devido à punição sofrida pela Raposa após a briga com torcedores de organizadas do Coritiba. Dois triunfos já garantiriam ao time celeste 47 pontos, ou seja, um importante "respiro" na reta final do Brasileirão.

+ Autuori reconhece falhas do Cruzeiro e sai em defesa de Wesley após chance perdida

Como disse o próprio Ronaldo Fenômeno, gestor da SAF do Cruzeiro, para conseguir sair dessa situação delicada no campeonato, a Raposa terá mais algumas "guerras" pela frente. A próxima acontece na segunda-feira (27), diante do Goiás, outro time na briga contra o rebaixamento. A bola rola a partir das 21h (de Brasília), no Hailé Pinheiro, em Goiânia.

PRÓXIMOS JOGOS DO CRUZEIRO:

Goiás x Cruzeiro - 27/11 (segunda-feira) - Hailé Pinheiro
Cruzeiro x Athletico - 30/11 (quinta-feira) - Mineirão
Botafogo x Cruzeiro - a confirmar - Nilton Santos
Cruzeiro x Palmeiras - a confirmar - Mineirão

Cruzeiro só depende de si para permanecer na elite do futebol (Foto: Gilson Lobo/AGIF/GazetaPress)
Siga o Lance! no Google News