O técnico Fernando Diniz, do Cruzeiro, viveu seu ápice em 2023, quando levou o Fluminense a uma inédita conquista de Libertadores, desfilando um futebol de grife. Campeão da América, o 'Dinizismo' foi parar até na Seleção Brasileira, onde ficou de julho de 2023 até janeiro de 2024, ocupando o posto de maior prestígio para qualquer treinador brasileiro. Mas, após atingir o topo, para Diniz só restou descer. No comando do Fluminense e, agora, do Cruzeiro, o técnico tem no Brasileirão 2024 aproveitamento pior que o lanterna da Série B.
➡️Dono do Cruzeiro indica contratações para próxima temporada
A derrocada no Fluminense
No comando do Tricolor, levando em consideração somente o Campeonato Brasileiro de 2024, Diniz só soube o que era ganhar uma vez. Foram sete derrotas, três empates e apenas uma vitória, em 11 jogos.
O resultado foi um Fluminense afundado na zona de rebaixamento, respirando por aparelhos após conquistar somente seis pontos de 33 possíveis.
Novos ares
Retornando à sua cidade natal, o mineiro Fernando Diniz foi buscar no conforto do lar uma nova chance de se provar no cenário nacional, agora no comando técnico do Cruzeiro.
Quando Fernando Seabra foi demitido, a Raposa estava na 7ª colocação, com aproximadamente 50% de aproveitamento. Diniz chegou para alçar maiores voos ao Cruzeiro, mas repetiu no Brasileirão o mesmo desempenho trágico que teve no Fluminense em 2024.
São cinco jogos, dois pontos conquistados. Nenhuma vitória.
➡️Especialista afirma que Cruzeiro foi prejudicado em derrota para o Flamengo
Diniz e o desempenho de rebaixado na Série B
Somando suas passagens por Fluminense e Cruzeiro, Diniz tem apenas uma vitória em 16 jogos no Campeonato Brasileiro da atual edição. São oito pontos conquistados em 48 disputados, refletindo um aproveitamento assustador de 16,66%, muito menor que o do Guarani, último colocado da Série B, provável rebaixado, que tem 29,5% de aproveitamento.
Esperança depositada na Sul-Americana
Após sair do Fluminense e ter uma curta passagem pela Seleção Brasileira, Fernando Diniz tem a oportunidade de erguer o terceiro título continental seguido em sua carreira, e o primeiro da competição para a prateleira do Cruzeiro.
A primeira vitória de Diniz no comando do Cruzeiro veio com maestria. O time mineiro venceu o Lanús por 1 a 0 e garantiu a vaga para a final da Copa Sul-Americana.
A decisão será disputada em jogo único, no dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai, na casa do Cerro Porteño, no Estádio General Pablo Rojas, o "La Nueva Olla".
➡️Jornal aponta possível atração musical da final da Sul-Americana