menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Português Leonardo Jardim é o novo técnico do Cruzeiro

Treinador assina contrato por dois anos e deve chegar ainda nesta semana

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-02-04-as-10.32.10_702bfb98-aspect-ratio-512-320
imagem cameraLeonardo Jardim assina com o Cruzeiro até o fim de 2026 (Foto: Reprodução X/Cruzeiro)
Avatar
Eugênio Moreira
Belo Horizonte
Dia 04/02/2025
10:21
Atualizado há 0 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O português Leonardo Jardim é o novo treinador do Cruzeiro. O anúncio foi feito pelo clube na manhã desta terça-feira (4). O técnico acertou a rescisão com Al Ain, dos Emirados Árabes, e assinou com a Raposa por duas temporadas. Leonardo Jardim é esperado em Belo Horizonte ainda nesta semana para assistir ao clássico contra o Atlético-MG, domingo (9), no Mineirão. E deve dirigir o time na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro, dia 12, contra o Democrata-GV. O jogo foi marcado para Governador Valadares, mas pode ser transferido para a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

continua após a publicidade

Formado em educação física pela Universidade da Madeira, em Portugal, Leonardo Jardim nunca foi jogador profissional. Ele iniciou a carreira como treinador muito cedo e, aos 24 anos, tornou-se o português mais jovem a obter a licença da Uefa para treinar futebol.

O treinador de 50 anos é tido como um profissional que prioriza a posse de bola e tem um estilo ofensivo, mas também é considerado, pela imprensa portuguesa, como muito metódico e que gosta de um meio-campo bem forte defensivamente.

continua após a publicidade

Filho de pais portugueses, José Leonardo Nunes Alves Sousa Jardim nasceu em Barcelona, na Venezuela (tem dupla nacionalidade), em 1.o de agosto de 1974 (dia em que o Cruzeiro perdeu a final do Brasileiro daquele ano para o Vasco), e mudou-se para a Ilha da Madeira ainda jovem. Começou a carreira no Camacha em 2003. Quatro anos depois, assumiu o Chaves. Depois passou por Beira-Mar (2009) e Braga (2011). Em seguida, transferiu-se para o Olympiacos, da Grécia, em 2012.

➡️Tudo sobre o Cabuloso agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Cruzeiro

Na temporada seguinte, Leonardo Jardim retornou a Portugal para comandar o Sporting de Lisboa. Em 2014, iniciou seu trabalho de maior sucesso: ficou no Monaco, da França, por seis temporadas, conquistou o Campeonato Francês de 2016/17, superando o poderoso Paris Saint-Germain, comandando jogadores como o então jovem Mbappé, os portugueses Bernardo Silva e João Moutinho e o colombiano Falcao Garcia.

continua após a publicidade
Matheus Pereira - Al Hilal
Matheus Pereira trabalhou com Leonardo Jardim no Al-Hilal, da Arábia Saudita (Foto: Divulgação/Al-Hilal)

Leonardo Jardim comandou Matheus Pereira no Al-Hilal

Em 2021, Leonardo Jardim seguiu para o futebol árabe, em busca de retorno financeiro. Primeiro, comandou o Al-Hilal, da Arábia Saudita, clube no qual trabalhou com o meia Matheus Pereira, titular da equipe. Juntos, foram campeões da Champions da Ásia, da Supertaça da Arábia Saudita e do Campeonato Saudita. O treinador já havia pedido a contratação de Matheus Pereira quando comandou o Monaco. Na época, o jogador do Cruzeiro estava no Sporting.

Depois, Leonardo Jardim dirigiu o Al-Ahli, dos Emirados Árabes, conquistando a Liga do Golfo, e o Al-Rayyan, do Catar, antes de chegar, em novembro do ano passado, ao Al Ain.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias