Campeão da Série B na temporada passada, o Cruzeiro atravessa uma grande reformulação no elenco. Sob a gestão de Ronaldo Fenômeno, em 2023, o principal objetivo celeste é a permanência na elite do futebol brasileiro. Para isso, até aqui, foram quatro contratações oficializadas e mais de dez despedidas.
Dos contratados, Mateus Vital e Ramiro, que vieram do Corinthians, são os principais nomes. Além disso, o zagueiro Neris, que veio sem custo, e o lateral-direito Igor Formiga, negociado junto à Ponte Preta, também foram confirmados.
Aos 30 anos, Neris foi o primeiro jogador oficializado, antes mesmo do fim da última temporada. Contratado em definitivo até o fim de 2024, o zagueiro estava livre no mercado. No futebol brasileiro, o atleta defendeu times tradicionais, como Internacional, Sport e Avaí. Antes de chegar à equipe estrelada, Neris atuou pelo Al Hazm, da Arábia Saudita.
A conexão Cruzeiro-Corinthians rendeu Ramiro e Mateus Vital ao time celeste. Ambos não renovaram com o Timão e chegam em definitivo, com contratos até 2024 e 2025, respectivamente. São as contratações mais badaladas até o momento e têm status de titular.
Por fim, o lateral-direito Igor Formiga foi contratado após tratativas com a Ponte Preta. Com vínculo até o fim de 2024, o jogador, de 23 anos, chega para cobrir uma carência do Cruzeiro na posição, já que o time celeste está na iminência de negociar Geovane Jesus com o FC Dallas, dos Estados Unidos.
Quanto às saídas, que foram muitas, vale destacar as despedidas de Zé Ivaldo, Matheus Bidu, Luvannor e Jajá, todos titulares na temporada passada. Nos bastidores, o Cruzeiro trabalha com as possíveis contratações de Raul Gustavo, do Corinthians, e o volante Wallisson, ex-Ponte Preta, além de ter formalizado uma proposta pelo atacante Wesley, atualmente no Palmeiras.