Adidas lança segunda bola oficial da Euro. Será usada a partir das oitavas
O tempo de ter apenas uma bola oficial vai virando coisa do passado. Depois da "Beau Jeu" na fase de grupos, as fases finais contarão com a "Fracas". A mudança é no design
A Eurocopa da França apresenta uma peculiaridade: pela primeira vez um evento de futebol não tem uma bola oficial da competição. São duas. Se na atual fase de grupos a "Beau Jeu" (jogo bonito) desfila pelos gramados, a partir das oitavas e até a final será a vez da "Fracas" (choque, contato), que acabou de ser apresentada pela gigante alemã Adidas.
Além do nome estampado nas bolas, a diferença é apenas no usos das cores que formam um quadrilátero entre os números 2, 1, 0 e 6. Na "Beau Jeu" o azul é predominante e os números são puxados para o vermelho. Na "Fracas" o vermelho ganha destaque, passando a azul quando a faixa se aproxima dos números, que passam a ser predominantemente brancos (com fios vermelhos e azuis, as cores da bandeira francesa).
O preço da nova bola oficial para o público em geral seguirá o mesmo, em torno de 150 euros (R$ 575). Além da oficial, a Adidas também coloca à venda uma réplica. O preço mais acessível, 35 euros (R$ 135).
A Adidas é a fornecedora de bolas para a Copa do Mundo (desde 1970), a Euro (desde 1980) e os Jogos Olímpicos (desde 1984).