Griezmann brilha, elimina a Alemanha e coloca a França na final

Seleção anfitriã sofre pressão, mas craque do Atlético de Madrid desequilibra clássico válido pela semifinal da Euro. Bleus enfrentam Portugal no domingo, no Stade de France 

Escrito por

Um lance banal definiria a vaga da França para a final desta Eurocopa se não fosse a ótima fase do atacante Griezmann e a boa organização defensiva dos Bleus durante os 90 minutos. Nesta quinta-feira, em Marselha, pela semifinal da Eurocopa, a seleção anfitriã abriu o placar em um pênalti controverso e ampliou porque soube aproveitar as oportunidades. No duelo entre os times favoritos ao título, vitória dos gauleses sobre a Alemanha por 2 a 0 e vaga confirmada na final do torneio, no próximo domingo, contra Portugal, no Stade de France.

A França esboçou uma pressão nos primeiros minutos do clássico. Griezmann fez Neuer salvar a Alemanha com a ponta dos dedos. O público se empolgou, mas a seleção anfitriã foi se deixando levar pelo domínio germânico, esperando apenas os contra-ataques. No melhor deles, elaborado por uma falha adversária, Giroud foi travado por Höwedes na hora do arremate.

A Alemanha mostrou o cartão de visitas. A atual campeã do mundo trocou passes, movimentou bem o ataque e passou a concluir muito mais. O goleiro Lloris teve trabalho para manter o placar em branco.

Griezmann é, de forma isolada, o artilheiro da Euro, com seis gols

No último minuto da etapa inicial, Schweinsteiger acabou tocando a mão na bola em uma dividida pelo alto com Evra. Rigoroso, o árbitro marcou pênalti convertido por Griezmann. Foi um lance de sorte para uma seleção que não estava bem no jogo.

Desacostumada a ficar atrás no marcador durante a edição atual da Eurocopa, a Alemanha manteve-se fiel ao estilo troca de passes, contudo, encontrou dificuldades para se aproximar do gol adversário. Sem muitas opções por conta de lesões, o técnico Joachim Löw colocou o meia Götze no lugar do volante Can para tornar a equipe ainda mais agressiva.

Pogba teve grande atuação (Foto: PASCAL GUYOT/AFP)

A seleção francesa mesmo atrás, passou a "gostar" mais do jogo. Em resposta à alteração da Alemanha, Dider Deschamps lançou o volante Kante no lugar do meia Payet. Instantes depois, a situação ficou ainda mais confortável. Kimmich errou feio e perdeu a bola para Pogba, que deixou Mustafi sem pai nem mãe e cruzou. Neuer deu um tapinha na bola. A sobra ficou com Griezmann. E o artilheiro da Eurocopa não perdoou: 2 a 0.

As chances que a Alemanha não criava começaram a aparecer depois do segundo gol adversário. Teve bola na trave, outra que passou raspando, uma defesa milagrosa de Lloris e outros lances perigosos. Mas era tarde. Os franceses já faziam a festa no Vélodrome.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 0 x 2 FRANÇA


Local: Vélodrome, em Marselha (FRA)
Data e hora: 7 de julho de 2016, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Cartão Amarelo: Evra, Kante (FRA); Schweinsteiger, Draxler, Can, Özil (ALE)
Cartão Vermelho: - 
Gols: Griezmann, 45'/1ºT (1-0), Griezmann, 27'/2ºT (2-0)

ALEMANHA: Neuer, Kimmich, Boateng (Mustafi, 15'/2ºT), Höwedes, Hector; Schweinsteiger (Sané, 33'/2ºT), Can (Götze, 20'/2ºT) Kroos, Draxler e Özil; Müller. Técnico: Joachim Löw.

FRANÇA: Lloris, Sagna, Koscielny, Umtiti e Evra; Sissoko, Matuidi, Pogba e Payet (Kante, 25'/2ºT); Griezmann (Cabaye, 45'/2ºT) e Giroud (Gignac, 32'/2ºT). Técnico: Didier Deschamps.

Siga o Lance! no Google News