O brasileiro Eder foi o herói da Itália nesta sexta-feira. O atacante da Inter de Milão fez um lindo gol no fim do jogo e garantiu a segunda vitória da Azzurra na Eurocopa, no 1 a 0 sobre a Suécia, em Toulouse. Foi um dos poucos brilhos da partida, que estava dando sono até nos fanáticos torcedores que lotaram o estádio.
Com o resultado, a Itália está classificada para as oitavas de final da Eurocopa. A equipe do técnico Antonio Conte chegou a seis pontos, contra um de Suécia e Irlanda. A Bélgica, que encara os irlandeses neste sábado, ainda não pontuou.
Itália x Suécia era um dos jogos mais esperados desta fase de grupos da Eurocopa. De um lado, a tradição e a força da Azzurra, com Buffon, do outro Zlatan Ibrahimovic, um dos principais atacantes do mundo. No entanto, a expectativa por uma boa partida ficou apenas na esperança. As duas equipes fizeram um jogo sonolento. A falta de criatividade dos dois lados era grande e nenhuma chance de gol na primeira etapa.
A Itália até tinha mais a posse de bola, mas não conseguia chegar à área adversária. Sofrendo do mesmo mal, Ibrahimovic teve que recuar muito para buscar o jogo, deixando um buraco no setor ofensivo, pouco aproveitado por Guidetti.
Sem emoção dentro de campo, a festa ficou por conta das torcidas. Com destaque para os suecos, que estavam em maior número e animavam um pouco o prélio.
A Itália voltou um pouco mais incisiva, apostando em bolas levantadas para a área para tentar levar perigo ao gol de Isaksson. Mas faltou qualidade aos italianos, que não acertaram nem sequer um cruzamento. A Suécia seguia na dela, acreditando que o segundo empate em dois jogos na Eurocopa era um resultado bom.
E em um lance isolado, Ibrahimovic recebeu cruzamento e, em posição irregular, perdeu um gol feito embaixo da trave. Os companheiros que aqueciam na beira do campo foram à loucura. A Itália também teve o seu lance perigoso - e esporádico. Enfim, Giaccherini acertou bom cruzamento e Parolo cabeceou na trave.
O jogo estava caminhando para o empate sem gols quando Eder entrou em ação. Zaza escorou cobrança de lateral para o brasileiro, que recebeu a bola, tirou três zagueiros da jogada e fez um lindo gol. Somente uma jogada individual poderia tirar o zero do placar. Os italianos, que já cochilavam em Toulouse, puderam ir embora animados.
FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 1 X 0 SUÉCIA
Local: Estádio Toulouse, em Toulouse (França)
Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 10h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Cartões Amarelos: De Rossi (ITA), Olsson (SUEC)
GOL: Eder - 42'/2°T (1-0)
ITÁLIA: Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Florenzi (Sturaro - 40'/2°T), Parolo, De Rossi (Thiago Motta - 29'/2°T), Giaccherini e Candreva; Pellè (Zaza 14'/2°T) e Eder. Técnico: Antonio Conte
SUÉCIA: Isaksson, Johansson, Lindelof, Granqvist e Olsson; Ekdal (Lewicki - 34'/2°T), Kallstrom, Larsson e Forsberg (Durmaz - 34'/2°T); Guidetti (Berg - 40'/2°T) e Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamren