A Islândia veio à Eurocopa para desfrutá-la o máximo possível. O azarão chegou às quartas de final, balançou redes em todas as partidas, fez diversas vezes a coreografia viking e será recebido com muita festa no país. A França está no torneio para vencê-lo. Neste domingo, no Stade de France, as duas seleções se encontraram. As diferenças entre os times e as ambições ficaram evidenciadas: 5 a 2 para os Bleus e vaga confirmada na semifinal.
Na próxima quinta-feira, em Marselha, a França, dono da melhor campanha nesta Eurocopa, enfrenta a também favorita Alemanha em uma espécie de final antecipada.
Quartas de final de Eurocopa? A França teve um treino de luxo no Stade de France. A participação da Islândia no torneio terminou em apenas 12 minutos, com dois chutes fracos. Os Bleus trabalharam a bola até Giroud se projetar na frente, aparecer sozinho e bater entre as pernas do goleiro Halldórsson.
Os nórdicos não tiveram mais reação. A França ainda encontrou mais facilidade. Pelo alto, Pogba cabeceou e fez o segundo gol dos anfitriões.
A França controlava o jogo a bel prazer: cadenciava, acelerava, buscava o ataque, recuava... Antes do intervalo, os donos da casa ainda ampliaram com Payet e uma linda cavadinha de Griezmann, o craque desta Eurocopa.
França tem a melhor campanha da Eurocopa: quatro vitórias e apenas um empate
No segundo tempo, o habitual relaxamento dos gauleses e o pensamento já voltado para Alemanha. Mas ainda faltavam 45 minutos. Sigthórsson, se antecipando ao estreante barcelonista Umtiti, descontou para os islandeses. Logo depois, Giroud, antes de sair, de cabeça, anotou o quinto da França.
O resto do jogo foi mera formalidade. A Islândia mostrou bravura, fez o goleiro Lloris praticar uma grande defesa e ainda descontou de novo, com Bjarnason. Os franceses já estavam satisfeitos com o ótimo desempenho e fizeram o tempo passar.
A França teve a melhor exibição nesta Eurocopa. Porém, cabe afirmar que enfrentou um adversário bem mais fraco.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 5 x 2 ISLÂNDIA
Local: Stade de France, em Saint-Denis (FRA)
Data e hora: 3 de julho de 2016, às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Cartão Amarelo: Umtiti (FRA); Bjarnason (ISL)
Cartão Vermelho: -
Gols: Giroud, 12'/1ºT (1-0); Pogba, 20'/1ºT (2-0); Payet, 42'/1ºT (3-0), Griezmann, 45'/1ºT (4-0); Sigthórsson, 12'/2ºT (4-1); Giroud, 14'/2ºT (5-1); Bjarnason, 38'/2ºT (5-2)
FRANÇA: Lloris, Sagna, Umtiti, Koscielny (Mangala, 26'/2ºT) e Evra; Matuidi, Sissoko, Pogba, Payet (Coman, 35'/2ºT) e Griezmann; Giroud (Gignac, 16'/2ºT). Técnico: Didier Deschamps.
ISLÂNDIA: Halldórsson, Saevarsson, Sigurdsson, Árnason (Ingasone, Intervalo) e Skúlason; Gunnarsson, Sigurdsson, Gudmundsson e Bjarnason; Sigthórsson (
Gudjohnsen, 38'/2ºT) e Bödvarsson (Finnbogason, Intervalo). Técnico: Lars Lagerbäck.