Alvo do Flamengo: saiba mais sobre Mateus Uribe, volante do Porto
Volante colombiano de 31 anos tem passagem consolidada pela Europa e já se envolveu em polêmicas
Nesta semana, o Flamengo parece ter definido seu principal alvo para suprir a lacuna deixada por João Gomes no meio-campo. Trata-se do volante Mateus Uribe, de 31 anos, que joga no Porto, de Portugal. Livre para assinar um pré-contrato com o Rubro-Negro, o colombiano tem passagem consolidada pela Europa e já se envolveu em polêmicas no Velho Continente.
Dessa forma, o LANCE! preparou um "perfil" do jogador, com intuito de que a torcida do Flamengo conheça melhor a possível contratação desta janela de transferências.
INÍCIO DA CARREIRA E SELEÇÃO COLOMBIANA
Revelado pelo Deportivo Español, da Argentina, Uribe teve diversas passagens por equipes do futebol sul-americano antes de chegar a Europa. Primeiro, defendeu o Envigado, de 2012 a 2014, antes de chegar ao Tolima, onde passou uma temporada e meia. O Atlético Nacional foi a última parada na Colômbia, e o jogador já dava indícios de boa performance.
No América do México, contudo, Uribe se tornou referência no setor e começou a abrir portas do futebol europeu. Tanto que, neste período, ele foi convocado pelo técnico José Pekermann para a disputa da Copa do Mundo da Rússia. O atleta fez parte da preparação e esteve em campo em praticamente todos os jogos da Colômbia.
Apesar de estar vivendo um sonho, a estadia na Rússia acabou virando pesadelo. Nas oitavas de final, diante da Inglaterra, Uribe quase marcou um golaço de fora da área e ainda perdeu um dos pênaltis que eliminaram a Colômbia da Copa. Ele chegou a ser ameaçado nas redes sociais, mas o episódio foi superado. Ao todo, o volante disputou 43 partidas e marcou cinco gols pela seleção.
CHEGADA AO PORTO + POLÊMICAS
Uribe chegou ao Porto por cerca de R$ 20 milhões e não decepcionou. O volante colombiano conquistou seis títulos pela equipe portuguesa, sendo a liga nacional o mais importante. Peça fundamental no esquema dos lusitanos, o jogador é uma das lideranças do elenco e, com 31 anos, faz a diferença, também, na experiência.
Apesar disso, nem tudo foram flores na passagem por Portugal. Uribe se envolveu em duas polêmicas, sendo uma delas envolvendo a ausência de documentação adequada para dirigir no país. Além disso, teve problemas com a festa de aniversário da esposa e foi afastado do elenco do Porto por certo tempo.
Mesmo com as polêmicas, Uribe nunca perdeu sua importância no Porto e, atualmente, é titular absoluto da equipe portuguesa. Nesta temporada, ele atuou em 37, sendo 36 como titular, das 41 partidas do time, além de ter marcado três gols e distribuído uma assistência. O último compromisso, no entanto, não terminou bem, já que o volante terminou expulso na derrota para o Gil Vicente.
O Porto volta a campo nesta sexta-feira, às 17h15 (de Brasília) para enfrentar o Estoril, pela Liga Portuguesa. É uma boa oportunidade da torcida rubro-negra acompanhar o desempenho do jogador, que está na mira do Flamengo.