A principal novidade do Flamengo no empate com o Racing, na Argentina, foi a presença de Erick Pulgar. O jogador chegou a treinar como defensor, mas atuou na posição de origem, volante, na maior parte do tempo, e teve destaque sendo elogiado pelo companheiro Arturo Vidal.
+ Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
- (Pulgar) Teve uma boa atuação. Se recuperou depois de muito tempo lesionado. Tem muito bom nível, não à toa atuou na Europa. Esperamos que ele melhore logo, Arrascaeta, Bruno (Henrique). São jogadores importantes. Temos muitos jogos no Brasil, nunca tem descanso, então precisamos de todos bem - elogiou o companheiro e compatriota Arturo Vidal.
Responsável pela saída de bola, o atleta deu qualidade no passe e errou apenas um enquanto esteve em campo. Inclusive, um deles foi a assistência para o gol de Gabigol, no último lance do primeiro tempo, em uma jogada ensaiada, que deixou o camisa 10 em condições de levantar a cabeça e finalizar com precisão.
+ Gabigol expõe insatisfação com empate do Flamengo diante do Racing: ‘Deixamos de jogar’
A entrada do meio-campista foi uma aposta de Jorge Sampaoli, que treinou a seleção chilena e obteve sucesso ao vencer a Copa América de 2015. Pulgar retornou de uma fratura, que o afastou dos gramados por um longo período, mais de dois meses.
- Fisicamente eu me sinto super bem, me senti muito cômodo na posição, mas não terminei aqui. (Tenho) que seguir trabalhando para continuar funcionando nessa posição que ele (Sampaoli) me colocou hoje. Mas, fisicamente, me sinto super bem - disse.
Portanto, a ideia de utilizar o jogador também como zagueiro foi para ganhar mais uma opção em um setor que tem sido questionado e que já sofreu 35 gols na temporada. Dessa forma, esse teste pode acontecer em outras partidas, visto que o elenco sofreu baixas no setor. David Luiz e Rodrigo Caio não foram relacionados para o jogo desta quinta e se recuperam, enquanto Pablo não tem tido espaço com o treinador. Fabricio Bruno e Léo Pereira seguem como titulares absolutos e aparecem à frente dos demais na preferência de Sampaoli.
O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 16h, para medir forças com o Athletico, na Arena da Baixada. O confronto é válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, e a equipe precisa voltar a vencer depois de duas derrotas consecutivas na competição.