O Flamengo se posicionou de forma veemente, na noite deste domingo, em apoio a Vini Jr, cria da base do clube que foi vítima de racismo em partida do Campeonato Espanhol enquanto defendia o Real Madrid. O Rubro-Negro tinha recebido críticas por, em um primeiro momento, ter feito apenas um comentário genérico na postagem do atacante brasileiro.
- O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Violência por ser quem é. Violência repetida, recorrente. Violência quando a vítima é alvo, violência quando a vítima reage e denuncia a injustiça. As cenas chocam e entristecem. Choca mais ainda saber que não é a primeira vez e que tão pouco tem sido feito para combater e impedir que isso se repita - inicia o perfil do clube, nas redes sociais.
- Dizer que racismo é crime é o óbvio. É preciso denunciar a violência que se repete e se intensifica. É preciso tomar atitudes concretas para combatê-lo no dia a dia. Vini Jr, estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência - concluiu o perfil do clube.
A publicação foi elogiada pelos flamenguistas, que haviam reclamado da condução do caso no primeiro momento.
Vini Jr vem sendo alvo constante de racismo na Espanha. Desta vez, o jogador fez críticas mais incisivas, com mensagens diretas ao presidente da La Liga nas redes sociais. O jogador recebeu apoio de diversos clubes brasileiros, atletas como Neymar e Gabriel Medina, além dos internautas que colocaram o assunto entre os mais comentados do Brasil horas após o jogo na Espanha. Autoridades como o presidente Lula e ministros de Estado também se manifestaram.