O Flamengo anunciou nesta terça-feira um novo projeto para inclusão de torcedores deficientes visuais com o clube. Trata-se da campanha "Paixão Cega" que tem como objetivo levar torcedores deficientes ao estádio sob a companhia de outros torcedores rubro-negros que se inscreverem através do site da mesma.
Não se trata da primeira ação do clube para torcedores que não podem enxergar. Desde o ano passado o clube vem publicando foto nas redes sociais com a descrição: #PraCegoVer, numa tentativa de incluir e engajar esta parte da torcida.
A maior dificuldade para os torcedores por mais que exista lei de gratuidade os contemplando é encontrar acompanhantes para leva-lós as partidas, explica a torcedora Náthalia em depoimento ao site oficial do Flamengo:
- Quando vou ao estádio só entro com a minha carteirinha, que dá direito à minha entrada e de outra pessoa. E tem vezes que eu preciso convencer alguém a ir comigo, porque vou a jogos normais, sem muita importância. Eu estou sempre querendo ir.
Muitos deve se perguntar como os torcedores deficientes acompanham a equipe no estádio mas o torcedor Thiago Alexandre explica a sensação:
- Mesmo não tendo a visão, a gente sente a energia, o clima e a animação do estádio. É muito diferente, muito melhor do que acompanhar pela TV.
A linha adotada pelo sócio e vice-presidente da NBS, agência de publicidade, André Lima é parecida com a sensação do torcedor: - Comparecer a um estádio em um jogo do Flamengo é uma experiência única e mágica, que vai além de visualizar a partida. Há uma corrente de emoção incrível que é intensa e perceptível para todos, incluídos aí os deficientes visuais. Nossa ideia é criar um meio de facilitar e estimular a presença do deficiente visual e dar a ele a chance de fazer uma das coisas mais importantes na vida de um rubro-negro: estar com o Flamengo onde o Flamengo estiver