Bem avaliado no Flamengo, Sampaoli conquista confiança de atletas e mira novos desafios após primeiro mês
Treinador argentino impressiona pela metodologia de trabalho e boa relação com jogadores, apesar das cobranças
- Matéria
- Mais Notícias
O técnico Jorge Sampaoli inicia nesta quinta-feira o seu segundo mês sob o comando do Flamengo. O trabalho vem dando claros sinais de melhora em relação ao time que era comandado por Vítor Pereira, como exemplificado pelo jogo diante do Fluminense, pela Copa do Brasil. Para muitos, foi a melhor partida do time na temporada, mesmo que não tenha conseguido o triunfo.
A melhora dentro de campo é fruto de um trabalho incansável de Jorge Sampaoli nos treinamentos. Para ter sucesso no Flamengo, terceiro clube do treinador no futebol brasileiro, ele precisará superar os trabalhos no Santos e Atlético-MG, tendo conquistado apenas um Campeonato Mineiro no período. Pouco para ambição profissional de um inegável vencedor.
+ Flamengo encaminha contratação de Luiz Araújo junto ao Atlanta United
Com Sampaoli, o Flamengo ganhou em controle dos atletas e, como consequência, melhorou dentro das quatro linhas. Os treinos pela manhã, por vezes em período integral, além do forte trabalho na parte física tem sido a toada do treinador no clube. O fato curioso é de que as atividades estão sempre acompanhadas pela grande paixão do argentino: a bola de futebol.
O tamanho dessa influência tem sido vista dentro de campo. O Rubro-Negro utiliza diversas jogadas ensaiadas e busca o gol por meio de intensa troca de passes, atrelada à movimentação do jogo posicional. Tudo passa pelos olhos atentos de Sampaoli, que tenta encontrar o melhor de cada atleta, mesmo com pouco tempo.
+ Ex-Flamengo, Vítor Pereira pensa em novo projeto para próxima temporada
No ambiente do clube, o técnico costuma ser bem fechado e introspectivo, conversando ativamente apenas com os membros de sua comissão técnica. O foco, sem dúvida, é um dos principais elogios a Sampaoli nos corredores do Flamengo. Nas resenhas com os jogadores, o treinador prefere assuntos profissionais, baseados em questões técnicas ou táticas.
Esse comportamento vale também com os estrangeiros do elenco, que culturalmente costumam ser mais próximos no dia a dia. Seja brasileiro, uruguaio ou chileno, o tratamento é o mesmo. Nas viagens, Sampaoli costuma manter o padrão do dia a dia e fica próximo dos companheiros de comissão técnica, mostrando certa timidez.
Mesmo com a postura adotada pelo treinador, os jogadores tem sido solícitos com seus pedidos, e o sentimento dentro do clube é de confiança no trabalho. A alta carga nos treinos também não incomoda os atletas, muito pelo contrário, tem sido motivo de elogios para Sampaoli nos bastidores do Flamengo.
+ Pedro e David Luiz vão a campo, e Flamengo corre contra o tempo para ter dupla contra o Corinthians
A pressão por resultados e o foco no trabalho diminuem apenas ao final das atividades no Ninho do Urubu. É nessas horas que Jorge Sampaoli descansa a mente, mas cansa o corpo. O treinador costumar usar a academia do clube para malhar e relaxar, ao som alto de um rock argentino. O próximo desafio do argentino no Flamengo será neste domingo, diante do Corinthians, no Maracanã.
VEJA NÚMEROS DE SAMPAOLI PELO FLAMENGO
9 jogos
4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas
51% de aproveitamento
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias