O clássico entre Botafogo e Flamengo, realizado no Nilton Santos, no domingo, ficou marcado por mais confrontos entre as torcidas. E o Batalhão Especializado em Policiamento nos Estádios (Bepe) explicou que a maior parte dos diversos pontos de estopim para os conflitos entre alvinegros e rubro-negros foram causados por organizadas do Fla (assista ao vídeo abaixo).
Em contato com o LANCE!, o tenente-coronel Hilmar Faulhaber, um dos comandantes do Bepe, atribuiu os conflitos à torcida do Flamengo. De acordo com o agente, as organizadas Raça Rubro-Negra e Jovem Fla, que estão punidas pelo Ministério Público, estiveram no local e foram determinantes para a confusão.
+ West Ham anuncia a contratação do brasileiro Lucas Paquetá
- A Raça Rubro-Negra e a Torcida Jovem são organizadas que estão punidas, nem deveriam comparecer ao estádio. É uma afronta direta ao poder público e tentamos intervir logo de imediato a fim de evitar que chegassem ao estádio. Foram realizadas algumas apreensões de materiais utilizados para prática de violência. Conseguimos evitar o que poderia ter se tornado um grande conflito no entorno do estádio. Os clássicos entre Botafogo x Flamengo são jogos de alto risco devido à grande rivalidade entre as torcidas organizadas - disse o Coronel.
Segundo informações do próprio batalhão, a união entre as torcidas do Flamengo teriam totalizado 500 pessoas, e a vasta maioria não tinha ingresso. Nos conflitos, foram apreendidas diversas armas, como um taco de beisebol com arame farpado, mas ninguém foi preso durante a ação.
+ Flamengo confirma saída de Vitinho para o Al Ettifaq, da Arábia Saudita
As torcidas de Flamengo e Botafogo, inclusive, se chocariam no viaduto Armando Nogueira, se não fosse pela ação da Polícia Militar. Ainda segundo o tenente-coronel, o movimento foi dispersado, mas não foi possível conter toda a tensão que pairava no Nilton Santos.
HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA
Flamengo e Botafogo no Estádio Nilton Santos não tem sido um jogo pacífico para as forças policiais. Em 2017, por exemplo, em triste ocorrido que foi citado pelo tenente-coronel Faulhaber, um torcedor do Botafogo foi morto com um espeto de churrasco, após conflito entre as torcidas.
Desde então, o clima nos jogos entre as duas equipes tem sido ainda mais hostil. Perguntado sobre a possibilidade de o clássico emplacar a "torcida única", Faulhaber argumentou que a decisão depende de outros órgãos públicos.
+ Eric Faria lamenta casos de violência nos jogos entre Botafogo e Flamengo: 'Perdemos como sociedade'
- Quanto a adoção de torcida única é uma decisão que tem que ser adotada em conjunto com os demais órgãos responsáveis pela segurança pública, Confederações, Federações e clubes. Não posso afirmar isso sem consultar outros órgãos - finalizou.