Confusões marcam chegada da torcida do Independiente ao Maraca
Ônibus que chegam à Rua Eurico Rabello com a torcida do Independiente são danificados e Polícia Militar tem dificuldades para evitar os confrontos com os torcedores do Flamengo
A Polícia Militar está com dificuldades para controlar a entrada dos torcedores do Independiente e evitar confusões no Setor Sul do Maracanã, destinado aos visitantes, antes da final da Copa Sul-Americana entre o clube argentino e o Flamengo. Os torcedores do Rojo precisam passar por uma concentração de rubro-negros antes de chegarem ao Acesso B na Rua Eurico Rabello, onde há bloqueio do Gepe, o que já resultou em confronto entre as duas torcidas.
Os argentinos que estão na área destinada apenas a eles, provocam a torcida do Flamengo e também, em determinados momentos, reagiram com violência às ações policiais. Até às 20h, os policiais usam de bombas de efeito moral e tiros de bala de borracha para dispersar as confusões e a aglomeração de rubro-negros em torno dos ônibus da torcida argentina, que, em sua maioria, chegam ao Maracanã danificados, muitos com os vidros laterais quebrados.
Polícia disparou tiros de bala de borracha e bombas para afastar a torcida do Flamengo dos ônibus dos argentinos #lancemaraca pic.twitter.com/NJPSgwf55J
— João Pedro Granette (@joao_granette) 13 de dezembro de 2017
Os torcedores mais exaltados do Independiente, por vezes, vão para o confronto físico, seja com os policiais militares, seja com rubro-negros e há feridos dois dos lados do bloqueio que separam as torcidas adversárias.
Torcedor do Independiente apanhou demais e agora recebe ajuda de um rubro-negro. Está muito machucado #lancemaraca pic.twitter.com/dv1ndacaZE
— João Pedro Granette (@joao_granette) 13 de dezembro de 2017
Os ônibus que trouxeram a diretoria, comissão técnica e jogadores também tiveram problemas na chegada ao Maracanã. Outro grupo de rubro-negros concentraram-se na Avenida Radial Oeste, no acesso das equipes ao estádio, e a Polícia teve que intervir novamente com bombas e spray de pimenta.
No desembarque, alguns jogadores do Independiente levaram a mão e panos ao rosto, tampando o nariz e a boca para amenizar os efeitos do gás de pimenta. O ônibus da delegação argentina também teve os vidros quebrados.
Olha como ficou o ônibus que trouxe o Independiente: uma janela quebrada. Os cacos se espalharam pelo chão da área externa do estádio #lancemaraca pic.twitter.com/wjPWURZ2Wf
— Igor Siqueira (@igorsiqueira) 13 de dezembro de 2017
Na véspera da final da Sul-Americana, a Conmebol cedeu ao Independiente 300 ingressos que foram repassados aos torcedores. O problema foi que algumas entradas eram para os setores Norte e Leste, exclusivos à torcida do Flamengo.
A reportagem do LANCE! presente no estádio flagrou alguns fãs do Rojo com estes ingressos. Segunda o Gepe, qualquer argentino fora do Setor Sul, destinado aos visitantes, seria retirado por questões de segurança.