Ídolo e decisivo, Gabigol completou em janeiro quatro anos como jogador do Flamengo, com muitas conquistas e gols em finais de Libertadores. No entanto, desde o início da temporada, o jogador tem vivido algo novo na sua relação com o clube. Antes intocável, o atacante tem tido suas recentes atuações questionadas por parte da torcida e sido criticado por atitudes fora de campo.
+ Confira a tabela da Copa do Brasil
Nas últimas 18 partidas, o camisa 10 marcou apenas uma vez com a bola rolando, no empate por 1 a 1 com o Racing, em Avellaneda, pela Libertadores. Os outros quatro gols foram anotados de pênalti, fundamento em que o atleta se destaca na carreira (Contra Coritiba, Maringá, Athletico-PR e Bahia). Esse baixo rendimento tem chamado a atenção da torcida e refletido diretamente nos números.
BAIXO RENDIMENTO RECENTE
De acordo com dados do portal 'Sofascore', Gabigol é o jogador que mais perdeu chances claras de gol (cinco, no total) nas seis primeiras rodadas do Brasileirão, ao lado de Paulinho, do Atlético-MG. Nesse cenário, tem levado 145 minutos para estufar a rede, com apenas 17% da conversão de chances na competição nacional.
O reflexo da má pontaria foi escancarado no revés por 3 a 2 para o Botafogo, no Maracanã, no último dia 30. O jogador teve pelo menos três oportunidades de balançar a meta de Lucas Perri, mas pecou na finalização. Mesmo com sua importância no elenco, o atleta não foi poupado pelos torcedores que, nas redes sociais, teceram diversas críticas ao seu desempenho recente, sobretudo contra o Alvinegro.
COMPORTAMENTO FORA DE CAMPO
Fora de campo, atletas do Flamengo foram alvos de um novo protesto de um pequeno grupo de torcedores no desembarque da equipe no Rio de Janeiro, após a vitória contra o Bahia por 3 a 2, pela 6ª rodada do Brasileirão. Um dos mais criticados foi Gabigol, que fez um dos gols da vitória sobre o Tricolor (de pênalti), na Fonte Nova. Um torcedor relatou que o centroavante o xingou após ser cobrado por melhor desempenho.
+ Pedro não treina no Flamengo e diminui chances de enfrentar o Fluminense pela Copa do Brasil
As cobranças também aconteceram na rodada anterior, quando a delegação voltou de Curitiba com a derrota de 2 a 1 para o Athletico-PR. O desembarque rubro-negro também foi alvo de protestos, e o atacante estava entre os nomes mais criticados.
ADVERSÁRIO IDEAL PARA A VOLTA POR CIMA
Nesta terça, o Rubro-Negro volta a campo para medir forças com o Fluminense, às 21h, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Gabigol será titular e a tendência é atuar como centroavante, já que Pedro está lesionado. O Tricolor é a maior vítima do artilheiro desde que chegou ao clube, com 10 gols. Com isso, será o adversário ideal para dar a volta por cima e reencontrar o faro de gol também com a bola rolando.
+ Flamengo encara o Fluminense tentando melhorar aproveitamento em clássicos no ano
Contratado no início de 2019, Gabriel soma um total de 147 gols e 41 assistências em 236 jogos com a camisa do Flamengo. É inegável a importância do atleta no elenco rubro-negro, porém não tem como esconder que a fase não é das melhores. Contudo, apesar das críticas, o centroavante tem crédito por títulos e gols importantes desde 2019 e tem tudo para dar a volta por cima na temporada.
Confira os números de Gabigol na atual temporada
2023
26 jogos (24 como titular e 2 como reserva)
2.125 minutos em campo
14 gols
2 assistências
Aproveitamento com ele em campo: 26J, 13V, 2E, 11D, 52%