Na última vez em que um clube brasileiro conquistou o Mundial de Clubes, David Luiz estava em campo e deixou o torneio com o troféu de segundo melhor jogador, mas sem a taça de campeão pelo Chelsea. A derrota para o Corinthians está na história do zagueiro, que, pelo Flamengo, terá nova oportunidade de disputar o torneio com a missão de levantar o troféu que falta a sua carreira.
- Eu trocaria, com certeza, o prêmio de segundo melhor jogador da competição pelo título. Infelizmente, o Corinthians jogou muito bem naquele dia. Especialmente o Cássio, que foi incrível e acabou sendo eleito o melhor jogador do torneio. Mas isso é o futebol. - Como jogador, você sempre quer participar das maiores competições, e o Mundial de Clubes é algo que todos os jogadores querem disputar. Venci em várias oportunidades; perdi em várias oportunidades. Ainda não tenho um título do Mundial de Clubes, então, vou agora em busca disso - afirmou em entrevista à Fifa.
Titular do Flamengo, David Luiz está entre os jogadores mais experientes do elenco. É, por exemplo, um dos 14 jogadores no mundo a conquistarem a Liga dos Campeões e a Libertadores. Tal experiência pode ser decisiva na competição. A estreia será em 7 de fevereiro, contra adversário que será definido neste sábado, entre Al Hilal, da Arábia Saudita, e Wydad Casablanca, do Marrocos.
David Luiz atuou por 14 anos no futebol europeu antes de acertar com o Flamengo, em 2021. Na visão do zagueiro, a distância entre os clubes da Europa para os demais já não é tão grande atualmente. Assim, acredita, sim, na conquista do Flamengo, mas também em uma semifinal difícil.
- Espero realmente que sim (que o Flamengo possa quebrar a sequência europeia). Primeiro, no entanto, temos uma semifinal que vai ser muito difícil. Não temos dúvidas quanto a isso. Essas equipes (de fora da Europa e da América do Sul) estão cada vez melhores, por isso estamos nos preparando o melhor que podemos e levando esse desafio muito a sério. Aí, a final será ainda mais complicada. Mas vamos dar o melhor de nós em tudo - completou o camisa 23 do Rubro-Negro.
Ao lado de Léo Pereira, Fabrício Bruno, Filipe Luís e companhia, David Luiz vive a expectativa de enfrentar o Real Madrid na grande decisão do Mundial de Clubes. Caso o confronto aconteça, o sistema defensivo terá o desafio de parar dois dos melhores atacantes do futebol mundial da atualidade: Vini Jr, cria do Ninho do Urubu, e Karim Benzema, eleito o melhor do mundo em 2022.
À Fifa, David Luiz falou sobre os dois possíveis adversários, rasgando elogios as suas trajetórias.
- Estou muito feliz pelo Vinícius, por tudo que ele está alcançando após a forma com que ele foi tratado após chegar na Europa. Muitas pessoas não acreditavam nele nem no futebol dele. Com dedicação, humildade e trabalho duro, ele conseguiu virar um dos melhores jogadores do mundo. Chegou no Real Madrid com muita fome e ambição. Estreou no time principal. De uma hora para a outra, ele foi colocado na base. Isso poderia ter destruído a carreira de outro jogador, mas o Vinícius se concentrou, trabalhou duro e agora está colhendo os frutos do que plantou. Já o Benzema é alguém que foi eleito o melhor jogador do mundo. Ele tem uma qualidade incrível - concluiu David.