Passada metade da fase de grupos, a classificação do Flamengo às oitavas de final da Copa Libertadores está ameaçada. A decisão de Tite de jogar sem força máxima na última partida, contra o Bolívar, resultou em derrota na altitude de La Paz e no aumento da vantagem do time boliviano, que é o líder, com nove pontos.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
O Rubro-Negro soma quatro pontos e ocupa a segunda colocação do grupo E, apenas um ponto à frente do Palestino (CHI), terceiro colocado.
A decisão de preservar alguns titulares, como Pedro, Arrascaeta e Everton Cebolinha, foi uma escolha de Tite em conjunto com departamento médico do clube. Em entrevista após a derrota, o ex-treinador da Seleção Brasileira afirmou que não poderia ser irresponsável a ponto de submeter seus atletas a eventuais lesões, principalmente musculares.
- A quantificação de carga traz atletas que têm essa condição e com todo o suporte que o Flamengo dá. A responsabilidade é minha, porque a definição da equipe é minha, mas eu tenho muita lucidez de não estourar um atleta numa sequência de jogos e perdê-lo na sequência - afirmou o treinador.
Apesar do resultado adverso, o Flamengo disputará dois dos três jogos restantes da fase de grupos no Rio de Janeiro, e depende apenas das próprias forças para avançar à próxima fase da competição continental. No entanto, terminar na primeira colocação da chave é dubitável, uma vez que o Bolívar ainda não perdeu pontos na atual edição da Libertadores.
CONFIRA O CALENDÁRIO RESTANTE DO FLAMENGO NA LIBERTADORES
Na próxima rodada, o Rubro-Negro viaja até o Chile para enfrentar o Palestino. Na sequência, recebe o Bolívar, e encerra a sua participação na fase de grupos contra o Millonarios, também no Rio de Janeiro.