No último sábado (27), David Luiz entrou em campo contra o Cruzeiro e ativou a cláusula de renovação automática de contrato com o Flamengo. O zagueiro, que vive má fase e é alvo de críticas, teve o novo vínculo questionado por parte da torcida, mas nada mudou em relação ao tema e tudo segue de acordo com o que foi combinado previamente.
Entre as partes, o discurso é o mesmo: manter o cumprimento de contrato 'até segunda ordem'. Ou seja, uma possível saída só será debatida caso seja positiva para os dois lados e haja um comum acordo entre jogador e clube. Se chegar alguma proposta que David Luiz considere como boa, o tema vai ser debatido com o Flamengo, que irá avaliar o cenário.
A cláusula para a renovação automática de David Luiz dependia de meta pré-estabelecida: disputar ao menos 45 minutos em 20 jogos da temporada 2023. Com o propósito alcançado, a relação entre zagueiro e clube segue fluindo normalmente, com o jogador cumprindo o contrato de maneira integral. Com a renovação, o novo vínculo do defensor com o Rubro-Negro foi estendido por mais um ano: até dezembro de 2024.
Quando chegou ao Flamengo, David Luiz assumiu a titularidade e, com ela, papel de liderança no vestiário. O zagueiro foi peça importante para as conquistas de 2022 e ajudou a recuperar jogadores, como Rodinei, por exemplo. Vivendo má fase na temporada, neste momento, o defensor é reserva, com Fabrício Bruno e Léo Pereira sendo os titulares da defesa rubro-negra.