Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo inicia nesta terça-feira a disputa por vaga nas quartas de final do torneio eliminatório. Diante do Fluminense, o Rubro-Negro joga de olho na próxima fase da competição, mas também em busca de melhorar o retrospecto contra os rivais cariocas na temporada.
Esta será a nona partida contra um dos outros três grandes do Rio de Janeiro, e o clube da Gávea tem um aproveitamento de 50% até aqui. Em oito jogos, foram quatro vitórias e quatro derrotas, sendo sete dessas partidas pelo Campeonato Carioca e uma pelo Campeonato Brasileiro, com 13 gols feitos e 13 gols sofridos.
+ Veja a tabela e os jogos da Copa do Brasil 2023
Se comparado com os oito primeiros jogos diante dos rivais estaduais em 2022, o aproveitamento atual é parecido, porém um pouco inferior. Na temporada passada, neste mesmo recorte, foram também quatro vitórias, mas com três derrotas e um empate. Um rendimento de 54%.
Em busca do pentacampeonato da Copa do Brasil, uma vitória é fundamental para largar na frente em busca da vaga nas oitavas de final. Para isso, contudo, o time de Jorge Sampaoli vai precisar melhorar seu aproveitamento contra um rival que vive grande momento na temporada e que levou a melhor na eliminatória disputada entre as equipes neste ano, que foi o título do Campeonato Carioca.
FLAMENGO EM CLÁSSICOS NO ANO
- Botafogo 0 x 1 Flamengo - 25/02 - Campeonato Carioca
- Flamengo 0 x 1 Vasco - 05/03 - Campeonato Carioca
- Flamengo 1 x 2 Fluminense - 08/03 - Campeonato Carioca
- Flamengo 3 x 2 Vasco - 13/03 - Campeonato Carioca
- Vasco 1 x 3 Flamengo - 19/03 - Campeonato Carioca
- Flamengo 2 x 0 Fluminense - 01/04 - Campeonato Carioca
- Fluminense 4 x 1 - Flamengo - 09/04 - Campeonato Carioca
- Flamengo 2 x 3 Botafogo - 30/04 - Campeonato Brasileiro