Flamengo mantém estratégia no mercado ao vender João Gomes e repatriar Gerson

Rubro-Negro trabalha com partida de garotos do Ninho e chegada de bons jogadores que estavam na Europa

Escrito por

O Flamengo encaminhou a venda de João Gomes ao Wolverhampton, da Inglaterra, nesta quinta-feira. O clube inglês fez uma oferta de 17 milhões de euros, cerca de R$ 90 milhões na cotação atual, e o Rubro-Negro já organiza a troca de documentos. A negociação faz parte de um plano de mercado do clube, que tem sido executado com maestria nos últimos anos. 

+ Veja as principais movimentações do Flamengo no mercado da bola

Desde a saída de Vinicius Júnior, em 2018, o Rubro-Negro tem apostado muito nos lucros das vendas de jogadores vindos de sua base. Foi com o fluxo de caixa proporcionado pelas negociações de Lucas Paquetá, Léo Duarte, Reinier e Lázaro que o Flamengo montou o elenco vencedor e vitorioso dos últimos anos. E a fórmula não parece ter mudado. 

Ciente do interesse de clubes europeus em João Gomes, que se arrasta desde o meio da última temporada, o Rubro-Negro se movimentou no mercado e aproveitou a oportunidade para repatriar Gerson. O volante estava em alta no Olympique de Marselha, mas conflitos com o treinador Igor Tudor o afastaram da permanência na França. 

Foi o mesmo com Gabigol, Pedro e Pablo Marí, por exemplo. Todos viviam momentos complicados na Europa e vieram ao Flamengo para se tornarem ídolos da torcida com títulos e boas atuações. O sucesso do planejamento rubro-negro passa pela oxigenação do elenco, fato que tem sido realizado também em 2023. 

+ Zico reprova música de torcida do Flamengo que cita Pelé e Maradona: 'Já pedi para não cantar'

Gerson foi reapresentado pelo Rubro-Negro nesta semana (Divulgação/ Flamengo)

O Rubro-Negro, inclusive, pode ter uma próxima bola da vez nessa dança das cadeiras. O meia-atacante Matheus França, autor do gol da vitória na estreia da temporada diante do Audax, recebeu sondagens de clubes da Europa, como o Newcastle, da Inglaterra. O garoto do Ninho tem 17 anos, mas disputou 23 jogos pelos profissionais em 2022. 

+ Mundial de Clubes: datas, times, chaveamento e onde assistir

Além de João Gomes e Gerson, o Flamengo realizou outras sete movimentações nesta janela de transferências. Rodinei, Vitor Gabriel, Matheus Thuler e Diego Alves deixaram o clube, enquanto Ayrton Lucas e Augustín Rossi chegaram em definitivo. 

Siga o Lance! no Google News