Flamengo quebra escrita em rivalidade recente com o Athletico na Copa do Brasil

Rubro-negros se enfrentaram nas últimas cinco edições, com três vitórias dos cariocas e duas dos paranaenses

imagem cameraGabigol e Arrascaeta celebram a classificação do Rubro-Negro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/07/2023
12:41
Atualizado em 13/07/2023
15:18
Compartilhar

A classificação do Flamengo sobre o Athletico Paranaense ganhou um contorno ainda mais curioso. Ao vencer o Furacão na Ligga Arena, novo nome da Arena da Baixada, o clube da Gávea quebrou uma escrita que durava junto com a rivalidade recente entre as equipes na Copa do Brasil. É o fim da superstição do ano ímpar no confronto.

Flamengo e Athletico se enfrentaram nas últimas cinco edições do mata-mata nacional, com três vitórias para os cariocas e duas para os paranaenses. Com a classificação deste ano, o Rubro-Negro do Rio de Janeiro quebrou a sina dos anos ímpares e pares. O LANCE! explica a situação.

Dos quatro confrontos entre Flamengo e Athletico antes da edição 2023, os paranaenses haviam se classificado nos dois anos ímpares: 2019 e 2021. A equipe de Curitiba, inclusive, derrotou o poderoso time de Jorge Jesus, mesmo que o português tenha feito sua estreia pelo clube em meio ao confronto, válido pelas quartas de final.

+ Flamengo atinge meta orçamentária e fatura valor milionário com classificação na Copa do Brasil


Já dois anos depois, o Athletico voltou a frustrar os planos do Flamengo com vitória segura por 3 a 0, diante de mais de 60 mil torcedores no Maracanã. Comandada por Alberto Valentim, a equipe superou o Rubro-Negro na semifinal e seguiu para a decisão, onde foi superada pelo Atlético-MG nos dois jogos.

Nos anos ímpares, o Athletico vinha levando vantagem (Foto: Gustavo Oliveira/athletico.com.br)

O Flamengo, por sua vez, havia levado a disputa nos anos pares. Em 2020, o Rubro-Negro carioca venceu os dois jogos da série válida pelas oitavas de final com show de Pedro e faturou a classificação. Já na temporada passada, o clube da Gávea, comandado por Dorival Júnior, triunfou em Curitiba com mais um golaço de P9 e marchou rumo ao título.

RELEMBRE OS CONFRONTOS

2019 - Quartas de final - Athletico elimina o Flamengo nos pênaltis
2020 - Oitavas de final - Flamengo elimina o Atheltico com 4 a 2 no agregado
2021 - Semifinal - Athletico elimina o Flamengo com 5 a 2 no agregado
2022 - Quartas de final - Flamengo elimina o Athletico com 1 a 0 no agregado

Pedro liderou a classificação do Flamengo em 2020 e 2022 (Foto: Albari Rosa / Lancepress!)

Dessa forma, a vitória nesta quarta-feira (12) quebra de vez a escrita do ano ímpar. O Flamengo conseguiu a classificação em 2023 de maneira heroica, novamente vencendo o Athletico nos dois jogos (2 a 1 no Maracanã e 2 a 0 na Ligga Arena) e confirma de vez o bom momento na temporada. Gabigol, um dos maiores carrascos dos paranaenses, foi decisivo.

+ Análise: Flamengo 'aprende' a sofrer, e time ganha casca crucial para a temporada

Vale lembrar que as equipes também se enfrentaram em uma decisão de Copa do Brasil. Foi em 2013, quando o Athletico estava entre os melhores times do Brasil, enquanto o Flamengo contava com a fase iluminada de Hernane Brocador, Elias e Paulinho. No fim, o clube da Gávea triunfou com 3 a 1 no agregado e levantou a taça.

Siga o Lance! no Google News