Em negociações pela renovação de contrato com o Flamengo, Gabigol foi condenado à uma suspensão de dois anos. O atleta foi julgado nesta segunda-feira (25) por uma tentativa de fraude em exame antidoping. A decisão final cabe recurso.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
➡️ É O BRASA! Coloque R$200 no Brasil contra a Espanha e fature mais de R$640 no Lance! Betting
Em uma decisão apertada a favor da suspensão, o atacante foi punido pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) com cinco votos a quatro. A pena de Gabigol é contada a partir do dia 8 de abril de 2023, quando ocorreu a coleta de exames no CT do Flamengo. Portanto, apesar da suspensão por dois aos ter sido definida hoje, o atleta ficará afastado das atividades até abril de 2025.
Gabigol foi acusado por infringir o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que fala em "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". A punição é de dois a quatro anos.
O julgamento começou na última quarta-feira (20) e encerrou somente nesta segunda-feira (25) de maneira remota. Além do atleta, Rodrigo Dunshee, vice-presidente geral do Flamengo, participou da sessão em defesa do camisa 10.
O QUE ACONTECEU?
Os relatos da Justiça Desportiva Antidopagem contam que o jogador teria desrespeitado os agentes e também não teria seguido os procedimentos corretos dos exames. Um deles seria realizar um dos exames após duas horas de repouso de atividades físicas, o que não teria sido cumprido por Gabigol no Flamengo. Outros jogadores fizeram o exame antes do treino.
Gabriel teria ignorado os responsáveis pelo exame antes das atividades e depois ido almoçar, sendo desrespeitoso com os funcionários do órgão. Quando realizou o teste, o jogador não teria respeitado os procedimentos corretos, como tampar o vaso coletor após terminar de usá-lo.
O processo realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) acontece, normalmente, sem aviso prévio. Gabigol estaria irritado por, segundo ele, estar constantemente nas listas para os testes no Flamengo. O caso ocorreu antes da final do Carioca de 2023, contra o Fluminense. O Tricolor venceu a partida por 4 a 1. O camisa 10 foi notificado pela primeira vez sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio.