Em 2018, a ausência de um centroavante em boa fase fez falta ao Flamengo no Brasileirão. Apesar do vice-campeonato, o time da Gávea passou o último ano sem ter um "dono da camisa 9", problema solucionado com a chegada de Gabriel Barbosa neste ano. O fato de que o atual centroavante rubro-negro está perto de igualar o número de gols marcados pelos quatro nomes usados na função na edição de 2018 da competição: falta apenas um gol para Gabigol.
Gabriel Barbosa tem mais gols que partidas pelo Brasileirão de 2019: são 15 bolas nas redes adversárias nas 14 vezes que entrou em campo. Na última temporada, Paolo Guerrero, Felipe Vizeu, Henrique Dourado e Fernando Uribe garantiram 16 gols para o Flamengo. Juntos, somaram 51 jogos no Brasileirão.
Não é só Gabriel que vive grande fase com a camisa do Flamengo. Arrascaeta e Bruno Henrique são outros reforços que chegaram neste ano e vêm fazendo a diferença a favor do time da Gávea neste Brasileirão, mas foram desfalques neste sábado, contra o Avaí, pela 18ª rodada. Eles estão a serviço das seleções do Uruguai e do Brasil, respectivamente, para amistosos nos Estados Unidos.
> Confira a classificação completa e as próximas rodadas do Brasileirão!
> Veja as estatísticas, chaves e datas das semifinais da Copa Libertadores!
De folga neste domingo, o elenco rubro-negro se reapresenta na tarde de segunda-feira no Ninho do Urubu. Os "selecionáveis" são aguardados no CT durante a semana, que será de preparação para o jogão contra o Santos, no próximo sábado, às 17h. A partida será no Maracanã, com grande público.
Além de Bruno Henrique, Arrascaeta e do colombiano Berrío, Jorge Jesus também contará com a volta de Rodrigo Caio, zagueiro que cumpriu suspensão automática e ficou de fora do jogo contra o Avaí. Foi substituído por Rhodolfo.
Quem balançou a rede pelo Flamengo no Brasileirão de 2018*:
Lucas Paquetá (10)
Henrique Dourado, Fernando Uribe e Diego (6)
Everton Ribeiro e Vinícius Júnior (4)
Felipe Vizeu e Vitinho (3)
Willian Arão, Réver e Renê (2)
Matheus Sávio, Paolo Guerrero, Thuler, Marlos Moreno, Rhodolfo, Rodinei e Léo Duarte (1)
*Em negrito, os centroavantes que atuaram pelo Flamengo no BR-18