Gol do título no fim, lamentação do Vasco e ‘roubado é mais gostoso’: polêmica final completa seis anos

Em 2014, Rubro-Negro empatou a partida com gol de Márcio Araújo, impedido e já nos acréscimos, e ficou com o título do Campeonato Carioca diante do maior rival

imagem cameraMárcio Araújo marcou o gol do título já nos acréscimos (Foto: Bruno de Lima/Lancepress!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/04/2020
13:52
Atualizado em 13/04/2020
15:52
Compartilhar

Há seis anos, Flamengo e Vasco se enfrentavam pelo jogo da volta da final do Campeonato Carioca de 2014. O Rubro-Negro vinha do título da Copa do Brasil no anterior e, até por ter feito uma campanha superior no Estadual, encarava o Cruz-Maltino como favorito e com a vantagem de um novo empate - na ida, o placar foi 1 a 1. E o marcador fora igual, mas não sem uma enorme polêmica.

Erros de arbitragem fazem parte da história das rivalidades no futebol. Porém, naquele 13 de abril, um crucial foi decisivo ao ponto de revoltar os vascaínos. O gol do volante Márcio Araújo, impedido, saiu já nos acréscimos da etapa final, dando o então 33º título carioca ao Flamengo.


Ainda não havia VAR. Na pressão final, o zagueiro Wallace cabeceou a bola no travessão, ela quicou no gramado e sobrou para Márcio Araújo, que chegou junto a Nixon, mas foi quem anotou o gol do título.

Obviamente, o lance foi muito questionado por jogadores, torcedores e dirigentes vascaínos logo após a partida. Ainda no estádio, o então diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano - que foi para o outro lado em seguida - foi visto fazendo um gestão que simulava roubo. Na entrevista coletiva, Adilson Batista, técnico da época, e Roberto Dinamite, o presidente, criticaram.

- Prejudica todo o trabalho que está sendo feito. Errar uma vez normal, duas se aceita, mas a terceira, é sempre contra o Vasco. Não venho com choro de perdedor, mas para lamentar erros decisivos para que o Vasco não chegasse ao título - afirmou o então mandatário. 

Revolta dos jogadores vascaínos (Foto: Reprodução / Globo)

EMOÇÃO DO HERÓI

Já o herói Márcio Araújo, marcado por críticas ao longo da passagem de quatro anos pela Gávea, não escondeu a emoção - mesmo sendo introspectivo:

- Isso é de arrepiar. Só o Flamengo para nos proporcionar tanta alegria, tanto sofrimento. O torcedor adversário já estava gritando olé, e a gente pôde fazer o gol. Num momento de angústia, consegui coroar com o título.

Márcio foi muito tietado após o gol (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

FELIPE PÔS LENHA NA FOGUEIRA

Disposto a alimentar provocação com o título conquistado diante do maior rival, o goleiro Felipe, eufórico e ainda na saída de campo, falou o seguinte:

- Estava impedindo, não é? Roubado é mais gostoso - falou Felipe, entre outros comentários.

Quanto a decisões no Carioca, o Flamengo reencontrou o Vasco na edição do ano passado. O time então comandado por Abel Braga superou o arquirrival por 2 a 0 nos dois jogos, sem encontrar resistência. Hoje, o Rubro-Negro soma 35 títulos estaduais, totalizando 11 a mais em relação ao Cruz-Maltino.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 1 VASCO


Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 13/4/2014 - 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo e Luiz Antonio Muniz (RJ)
Público/renda: 42.697 presentes/R$ 2.790.765,00
Cartões amarelos: Luiz Antônio, Everton, André Santos, Erazo e Alecsandro (FLA); Diego Renan, Luan, Rodrigo, Guiñazu (VAS)
Cartões vermelhos: Chicão (FLA); André Rocha (VAS)

Gols: Douglas, aos 29'/2°T (VAS) e Márcio Araújo, aos 45'/2°T (FLA)

Vasco: Martin Silva; André Rocha, Luan, Rodrigo e Diego Renan; Guiñazu, Pedro Ken, Fellipe Bastos (Bernardo, 27'/2°T) e Douglas e William Barbio (Reginaldo, 11'/2°T); Thalles (Aranda, 34'/2°T) - Técnico: Adilson Batista.

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wallace, Chicão e André Santos (Nixon, 40'/2°T); Amaral (Gabriel, 34'/2°T), Márcio Araújo, Luiz Antonio e Everton (Erazo, 20'/2°T); Paulinho e Alecsandro - Técnico: Jayme de Almeida.

Siga o Lance! no Google News