Goleiro do Flamengo, Rossi critica bola do Campeonato Carioca

Instrumento do jogo já havia sido criticada pelo técnico Filipe Luís

imagem cameraFilipe Luís durante o clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca (Foto: Alexandre Loureiro/AGIF)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/02/2025
19:48
Compartilhar

Goleiro do Flamengo, Rossi criticou a bola do Campeonato Carioca após o empate por 0 a 0 contra o Fluminense, no Maracanã. O atleta citou o instrumento do jogo como um fator dificultador para o desenvolvimento do jogo do Rubro-Negro e um desafio para sua função.

- Eu acho que foi um grande jogo. Sempre tentamos fazer o que viemos treinando. Por conta da bola, o campo, o calor, fica difícil… Faz diferença. Tentamos fazer nosso trabalho, mas o quique da bola muda muito. Como goleiro, não muda só para mim, mas para todos os jogadores. Temos que pensar três ou quatro vezes se conseguimos controlar ou não. Fica difícil. No primeiro tempo, tentei controlar a bola e ela veio curta . Temos que nos acostumar para seguir a diante. É treinar, treinar e treinar. Não é ruim empatar, mas sempre queremos vencer.

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Flamengo

Apesar das reclamações, Rossi não teve grandes problemas no clássico entre Flamengo e Fluminense, uma vez que o adversário não finalizou em sua direção. Com isso, o goleiro não precisou praticar defesas ao longo dos noventa minutos.

Com o empate, o Flamengo chegou aos 14 pontos e ocupa a vice-liderança do Campeonato Carioca de forma provisória. O Rubro-Negro encara o Botafogo em jogo atrasado pela 7ª rodada, na quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília).

Rossi com a bola nos pés no clássico entre Flamengo e Fluminense (Foto: Paula Reis/CRF)

Reclamação de Filipe Luís, técnico do Flamengo

Essa não é a primeira reclamação do Flamengo em relação a qualidade da bola do Campeonato Carioca. Há algumas semanas, o técnico Filipe Luís também afirmou da qualidade do material após o confronto contra o Volta Redonda.

- O que atrapalha é a bola. Campo estava bom, e a bola é horrível. Queria que vocês perguntassem aos jogadores a opinião deles sobre a bola da Penalty. Já joguei com ela e estou vendo eles sofrerem. O que faltou foi a bola em condições - disse o treinador.

Na sequência, a Penalty rebateu as declarações de Filipe Luís e afirmou que a bola é a mesma utilizada em diversos estaduais e em competições de outros países da América do Sul. Além disso, a fornecedora garantiu que o instrumento se enquadra nas exigências da Fifa.

Veja resposta da Penalty sobre a bola do Campeonato Carioca

Em esclarecimento à declaração sobre a nossa bola S11 Ecoknit, gostaríamos de reiterar que ela é a mesma utilizada nos Campeonatos Carioca, Paulista, Paraense, Copa do Nordeste (CBF), além de ser adotada pelas Federações Boliviana e Uruguaia.

A Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade das bolas e a alta performance necessária para atender os atletas dentro dos mais rigorosos critérios. A S11 Ecoknit segue todos os parâmetros exigidos pela FIFA, conforme o Quality Programme for Footballs, e possui o selo máximo da entidade, o FIFA Quality Pro.

Entendemos que é fundamental para todas as equipes se familiarizarem e treinarem com a bola específica da competição na qual participarão. Cada atleta tem um tempo próprio de adaptação, e é por isso que o material é sempre disponibilizado antes do início do campeonato, permitindo que os profissionais tenham o máximo de contato possível com o produto.

Além disso, fatores como o transporte da bola, a orientação de uso — incluindo a calibragem correta —, as características do gramado, entre outros, podem gerar variações na performance da bola.

É prática da Penalty manter contato com as entidades parceiras para obter feedback sobre seus produtos. Após as declarações feitas no último dia 25, entramos oficialmente em contato, novamente, com as Federações que utilizam a S11 Ecoknit. Constatamos que não há nenhum comentário negativo em relação à bola. São centenas de clubes e atletas que tiveram contato com o produto apenas neste ano.

Adicionalmente, vale ressaltar que a S11 Ecoknit é utilizada pela Federação Boliviana de Futebol tanto em jogos do campeonato local quanto nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, um dos cenários mais desafiadores, devido ao ar rarefeito causado pelas altitudes elevadas. Mesmo nesse contexto, nunca houve qualquer comentário negativo. A S11 Ecoknit esteve presente em partidas disputadas pelos principais atletas do mundo, incluindo seleções como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Peru.

Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente alinhada com a FIFA e as entidades parceiras, por meio de encontros presenciais e conferências dedicadas às atualizações, referentes as especificações técnicas da bola.

Siga o Lance! no Google News