menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Guia do Flamengo: veja análise dos adversários, onde assistir e tudo sobre o clube na Libertadores

De olho no tetracampeonato, Rubro-Negro inicia a jornada diante do Aucas nesta quarta-feira. Racing e Ñublense completam o Grupo A

Arte Flamengo Libertadores
Flamengo está em busca de seu quarto título de Libertadores (Arte: João Henrique Borges/LANCE!)

Escrito por

Em busca de seu quarto título, o Flamengo inicia a caminhada na Copa Libertadores nesta quarta-feira, com intuito de se tornar o clube brasileiro com mais canecos da competição. A estreia será diante do Aucas, do Equador, fora de casa, às 19h (de Brasília).

+ Aucas x Flamengo: onde assistir, escalações e desfalques da estreia da Libertadores

Com a chegada da principal competição do continente, o LANCE! produziu um guia especial com todas as informações sobre a Copa Libertadores para que você, torcedor rubro-negro, saiba tudo relacionado a fase grupos e adversários do Flamengo.

O GRUPO A

No dia 27 de março, o sorteio da Libertadores foi realizado na sede da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai. As bolinhas traçaram o destino do Flamengo que, por ser o atual campeão, ficou posicionado como cabeça de chave do Grupo A, junto com Racing, da Argentina, Aucas, do Equador, e Ñublense, do Chile. 

O Rubro-Negro estreia contra o Aucas, às 19h (de Brasília), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, região sul de Quito. A equipe de Vítor Pereira também encerra a participação diante dos equatorianos, no dia 28 de junho, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. 

+ Veja os grupos da Copa Libertadores

RACING (ARGENTINA)

Fundação: 25 de março de 1903
​Estádio: Presidente Perón (El Cilindro)
Títulos nacionais: 18 - 1913, 1914, 1915, 1916, 1917, 1918, 1919, 1921, 1925, 1949, 1950, 1951, 1958, 1961, 1966 e 2001 
Títulos da Libertadores: 1 (1967)
Quantas vezes disputou a Libertadores: 12
Melhor campanha: 1967 (campeão)
Classificado como: vice-campeão argentino

Os argentinos devem disputar a liderança com o Flamengo e tem tudo para avançar ao mata-mata ao lado do Rubro-Negro. O Racing vem de um vice-campeonato da liga nacional em 2022, ficando atrás apenas do Boca Juniors, e tenta melhorar o desempenho em relação aos últimos anos. A melhor campanha foi justamente em 2020, quando eliminou o Clube da Gávea e chegou às quartas de final. 

Flamengo e Racing já se enfrentaram quatro vezes, com três empates e uma vitória para "La Academia". A equipe de Fernando Gago largou bem no torneio de 2023 e ocupa a terceira posição, com 17 pontos, atrás de San Lorenzo e River Plate. Matías Rojas, meia paraguaio, é o principal destaque da equipe de Avellaneda. 

Time base: Gabriel Arias, Facundo Mura, Insua, Galván e Gabriel Rojas; Nardoni, Moreno e Jonathan Gómez; Matías Rojas, Maxi Romero e Gabriel Hauche. 

Matías Rojas - Racing
Matías Rojas, destaque do Racing em 2023, em ação no El Cilindro (Foto: Divulgação/Twitter Racing Club)

AUCAS (EQUADOR)

Fundação: 6 de fevereiro de 1945
​Estádio: Gonzalo Ponzo Ripalda
Títulos nacionais: 1 (2022)
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: Estreante
Melhor campanha: -
Classificado como: campeão equatoriano

Comandado pelo ex-jogador César Farias, o Aucas está estreando na Libertadores. Depois de longo tempo afastado da primeira divisão, o Aucas cresceu nos últimos anos e, em 2022, conquistou o campeonato equatoriano em grande história de superação, batendo o Barcelona de Guayaquil na decisão. 

Apesar do status de atual campeão nacional, o Aucas não chega com muitas expectativas para a fase de grupos. Além dos rivais de maior hierarquia, Racing e Flamengo, a equipe equatoriana perdeu boa parte do plantel que conquistou o título nesta janela de transferências e não conseguiu boas peças de reposição. O goleiro Hernán Galíndez, destaque do time, permaneceu. Otero, ex-Atlético-MG e Corinthians, também chegou. 

+ Libertadores: Flamengo tem 'revanche' contra o Racing e mira tranquilidade com estreantes

Entre as curiosidades da modesta equipe equatoriana estão a fundação por um engenheiro petrolífero e homenagens à tribo indígena Auca, que estampa seu escudo. Seu maior rival é a LDU, tradicional equipe que foi campeã da Libertadores em 2008. 

Time base: Galíndez, José Quiñones, Luis Cangá e Cuero; Perlaza, Caicedo, Mejía Mero e Rezabala; Ordoñez, Castillo e Cifuente. 

Guayaquil City x Aucas
O Aucas se sagrou campeão equatoriano no ano passado (Foto: Reprodução/Conmebol TV)

ÑUBLENSE (CHILE)

Fundação: 20 de agosto de 1916
​Estádio: Municipal Nelson Oyarzún Arenas
Títulos nacionais: Nenhum
Títulos da Libertadores: 0
Quantas vezes disputou a Libertadores: Estreante
Melhor campanha: - 
Classificado como: vice-campeão chileno

O modestro Ñublense aparece na Libertadores pela primeira vez, depois de disputar a Copa Sul-Americana em duas oportunidades: 2002 e 2022. Os chilenos foram vice-campeões da liga nacional no ano passado, atrás apenas do tradicional Colo-Colo que, inclusive, é o único time do Chile que levantou o troféu da competição mais importante da América. 

Apesar do bom desempenho em 2022, o início deste ano não é regular. A equipe de Jaime García está na nona posição do Campeonato Chileno, com 11 pontos, longe do líder Universidad Católica, que tem 18. Entre as principais figuras do time, Patricio Rubio comanda o segundo melhor ataque do Chile. 

Time base: Nicola Pérez; Bernardo Cerezo, Rafael Caroca, Lucas Abascia, Jovany Campusano; Bayron Oyarzo, Manuel Rivera, Lorenzo Reyes, Alex Valdés; Patricio Rubio y Juan Leiva. 

Jaíme García - Ñublense
Jaime Garcia comanda a modesta equipe chilena (Foto: Divulgação/Ñublense)

SOBRE O FLAMENGO, TABELA E ONDE ASSISTIR

Títulos nacionais: oito (1980, 1982, 1983, 1987*, 1992, 2009, 2019 e 2020)
Títulos da Libertadores: 3 (1981, 2019 e 2022)
Quantas vezes disputou a Libertadores: 19
Melhor campanha na Libertadores: Campeão
Classificado como: atual campeão da Libertadores

O Flamengo chega à Copa Libertadores como atual campeão, prestigiado e temido pelo restante do continente. Nos últimos quatro anos, o Rubro-Negro só não chegou na decisão em 2020, justamente quando foi eliminado pelo Racing.

A equipe rubro-negra inicia a competição em momento de instabilidade. Vítor Pereira não conseguiu conquistar os títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, além de ter ficado na semifinal do Mundial de Clubes. O momento é melhor do que já foi, contudo, principalmente após a vitória na ida da final do Carioca. 

A Libertadores 2023 terá transmissão em TV aberta, pela Rede Globo; fechada, com ESPN; por streaming, pelo Star+ e Paramount+.

- Aucas x Flamengo, 05/04, às 19h - ESPN/Star+
- Flamengo x Ñublense, 19/04, às 21h30 - TV Globo - ESPN/Star+
- Racing x Flamengo, 04/05, às 19h - ESPN/Star+
- Ñublense x Flamengo, 24/05, às 21h30 - TV Globo - Paramount+
- Flamengo x Racing, 08/06, às 21h - ESPN/Star+
- Flamengo x Aucas, 28/06, às 21h30 - TV Globo - Paramount+

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter