6d94f20e-a857-4d17-b0ff-f8edf95e23a1_Foto_Lucas-Bayer-aspect-ratio-1024-1024
Lucas Bayer
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 07/03/2025
06:00
Compartilhar

A Imperadores Rubro-Negros, escola de samba ligada à torcida do Flamengo, desfile na Intendente Magalhães na noite desta sexta-feira (7), pela Série Bronze do Carnaval carioca. O Lance! entrevistou Serginho Aguiar, presidente da agremiação, que detalhou o enredo em homenagem à Mãe Edelzuita de Oxaguiã.

➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Flamengo

Segundo Serginho, que no Grupo Especial representou Laíla no desfile da Beija Flor, a homenagem da Imperadores Rubro-Negros surgiu de forma inesperada. Além disso, ele reforçou a importância do combate aos ataques aos templos religiosos.

- A homenagem surgiu de maneira inesperada. Na realidade, não conhecia a história da mãe de Santo. Tinha que ser a Imperadores pra fazer essa homenagem. Fomos muito bem recebidos, é uma gratidão recíproca - iniciou o sambista.

Último ensaio técnico da Imperadores Rubro-Negros (Foto: Divulgação)

- É um tema muito atual, até mesmo com o lado negativo dos ataques aos templos religiosos, mas sabemos que ser livre para expressar sua religiosidade não tem preço. E essa temática faz parte da minha vida. Não focar somente no futebol, é fazer diversidade o tempo inteiro. Vamos fazer a nossa parte com muito carinho e amor. Nossa escola está muito unida e feliz, chegou a hora de mudar de patamar - completou.

Ligação entre samba, carnaval e futebol

As cores da Imperadores, que será a oitava escola a desfilar nesta sexta, enaltece e reforça a identificação da escola com o Flamengo. Aliás, é a primeira agremiação de samba rubro-negra. Entretanto, Serginho reforça que a escola é de todos, ultrapassando o aspecto futebolístico.

- A relação é muito boa, mas são vertentes diferentes. Flamengo é o mundo interior, nós somos um grão de areia, mesmo considerando que nascemos grandes, tipo filhote de elefante, mas na certeza de fortalecer as bases pra fomentar o que temos de melhor, que é a alegria e o profissionalismo. Somos uma escola de todos, independente de futebol. Somos Carnaval - afirmou.

Bandeira da Imperadores Rubro-Negros (Foto: Divulgação)

Confira o samba da Imperadores Rubro-Negros 🔴⚫🥁

Epa babá!
É noite de sexta-feira
Desata o nó, cabeça fresca, babá
Mesmo destino do Itã
Foi por menininha catulada
Yaô é consagrada, filha de Oxaguian
Empunha a espada afiada (é de Elegibô)
Missão desde menina
Cuidar do Otá de Xangô
O Igbin aponta o caminho do Ilê Obá N’lá
Filosofia assentada
Aos pés de Iroko e NoIgbá

No Olubajé (ô, Olubajé!)
Iyá ensina a partilhar…
Bota o dedo na ferida
Contra toda injustiça
Mostra como guerrear!

Pelo povo de terreiro (mãe de vida e axé)
Sempre foi linha de frente (acolheu filho de fé)
Do valango a memória
Resgata sabedoria
Ancestralidade, o mistério na terrina
Emoriô! Emori pa ô!
Te ofereço kará e acaçá!
Sua história é vitória a guiar!
Sua história é vitória a brilhar!

Oni saurê! Levo prata e caurins
A quem governa o meu ori!
Edeulzuita traz águas de Oxalá
Imperadores firma o Ijexá!

Composição: Renne Barbosa, Gabriel Simões, Mateus Pranto, Daniel Paixão, Alexandre Moniz , Romeu D' Malandro, Santos e Herval Neto.

Quem é Mãe Edelzuita de Oxaguiã

Natural de Salvador, Edelzuita de Lourdes Santos, chegou ao Rio de Janeiro em 1968, quando abriu a sua casa de santo. Iimportante figura religiosa e liderança no candomblé, reconhecida como sacerdotisa de Oxaguiã, ela é representante atuante no governo federal. Em 2007 se formou em Direito. No ano anterior, por intermédio do deputado estadual Paulo Ramos, sancionou lei que oficializou o Dia das Tradições e Raízes de Matriz Africanas e Nações do Candomblé em Âmbito Estadual.

Mãe Edelzuita de Oxaguiã (Foto: Reprodução)

Além disso, em 1977, fez parte do elenco do filme: A Força de Xangô, ao lado de Grand Otelo, Elke Maravilha, Ivone Lara.

Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real

Siga o Lance! no Google News