Neste sábado (10), jogadores do Flamengo usaram as redes sociais para se manifestar oficialmente contra a Lei Geral do Esporte, aprovada em maio. Os atletas protestam, mais especificamente, contra os parágrafos cinco e 11 do Artigo 86.
Entre os atletas que se manifestaram publicamente nas redes sociais, estão Filipe Luís, Léo Pereira, Matheuzinho e Rodrigo Caio. Cabe destacar, também, que antes do início de todos as competições nacionais, os jogadores têm ações de protesto de dentro de campo. Os atletas colocam as mãos na boca como forma de repúdio à nova Lei.
VEJA O COMUNICADO DE PROTESTO DOS JOGADORES
'PROTESTOS - LEI GERAL DO ESPORTE
No último mês de maio, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei Geral do Esporte.
Mesmo reconhecendo os importantes avanços trazidos pela Lei, há dois pontos que representam retrocesso em relação aos nossos direitos trabalhistas, presentes nos §5º e §11 do Artigo 86.
O §5º do Artigo 86 institui um fator de redução da cláusula compensatória, criando um cenário que pode até mesmo representar um estímulo à demissão de atletas sem o pagamento integral da rescisão trabalhista.
Já o §11 do Artigo 86 retira os direitos de estabilidade aos atletas que sofrem acidentes de trabalho.
Seremos a única classe de trabalhadores a não termos direitos quando demitidos ou sofrermos acodentes de trabalho.
Vale lembrar que o último estudo da CBF informa que 83% dos atletas que atuam no Brasil recebem apenas 1 salário mínimo, sendo que os atletas que recebem mais de R$50.000,00 representam menos de 1% dos atletas brasileiros de futebol.
Hoje, somos mais de 20 mil atletas e a Lei valerá para todos, sendo que os mais impactados pela Lei, serão aqueles que possuem as menores condições de trabalho.
Por isso, pedimos que o Presidente Lula VETE os §5º e §11 do Artigo 86 da Lei Geral do Esporte. Pedimos também a intervenção da Ministra dos Esportes, Ana Mozer. #VetaLula #UniãoDosAtletasABCD'