Lado esquerdo do Flamengo coleciona falhas e facilita classificação do Olimpia na Libertadores; entenda

Sistema defensivo com David Luiz e Filipe Luís foi 'caminho do ouro' para time paraguaio no torneio continental

Escrito por

A noite da última quinta-feira (10) foi para esquecer para os Rubro-Negros. O Flamengo perdeu por 3 a 1 para o Olimpia em péssima atuação coletiva e muitas falhas individuais. O lado esquerdo defensivo do Fla, principalmente, foi determinante para a eliminação do time de Jorge Sampaoli da Libertadores.

+ ATUAÇÕES: Sistema defensivo, Matheus Cunha e Sampaoli recebem piores notas em eliminação do Flamengo na Libertadores

Jorge Sampaoli escalou o Flamengo com Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís no sistema defensivo. O lado esquerdo, no entanto, composto por Filipe e David, viveu uma noite perturbadora. O lateral, que não é novidade para ninguém que não tem condições físicas de suportar a pressão, sofreu com o ataque adversário. E o zagueiro, responsável por cobrir a dificuldade do camisa 16, não conseguiu cumprir sua função.

Com o lado esquerdo 'vendido', o Flamengo viu o Olimpia abrir os caminhos para a classificação e gerar uma série de grandes chances de gol por ali. O primeiro tento da equipe paraguaia, inclusive, sai de uma falha da dupla Filipe-David. Isso porque o lateral perde na marcação e o zagueiro estava mal posicionado para acompanhar. No lance em questão, Fabrício Bruno foi quem precisou ficar na 'fogueira' e se deslocar para suprir o companheiro de zaga, mas não chegou a tempo de evitar o tento.

+ Efeito dominó: decisões questionáveis e problemas com gestão de elenco impactam em momento de Sampaoli no Flamengo

Ainda que os outros gols do Olimpia tenham saído de cobranças de escanteio, como citado anteriormente, o lado esquerdo foi o mapa da mina paraguaia contra o Flamengo e só não deixou o vexame ainda maior por falha de finalização do adversário e pelas defesas de Matheus Cunha.

A leitura de jogo de Sampaoli também deixou a desejar, visto que Filipe Luís nitidamente não suportava o ritmo da partida, mas ficou em campo até os 31 minutos do segundo tempo. O lado defensivo volta a ser um problema para o Flamengo, que também sofre novamente com as bolas aéreas (três gols de cabeça). Desde abril, o Flamengo não sofria de forma contundente com tentos dessa natureza.

Mas, afinal, como solucionar a questão? Em primeiro lugar, Jorge Sampaoli precisa apurar sua leitura de jogo e entender melhor quando é necessário mexer no time. Em segundo, o Flamengo precisa repensar o fato de a contratação de jogadores para a lateral não ser prioridade e olhar com mais carinho para reforços para o setor na próxima temporada.

Hoje, o Flamengo tem apenas dois laterais esquerdos no elenco: Filipe Luís, que acabou de completar 38 anos, e Ayrton Lucas. Já pela lateral direita, as opções também são escassas: Wesley, Matheuzinho e Varela.

Siga o Lance! no Google News