A partida entre Flamengo e Cruzeiro trouxe mais dúvidas para Jorge Sampaoli. A equipe voltou a jogar mal, especialmente no segundo tempo, e deixou o Maracanã vaiada pela torcida. No entanto, o treinador conseguiu extrair uma certeza: Matheus Cunha será o titular do time. O jovem goleiro teve excelente atuação, conquistou a confiança do treinador e largou na frente de Santos pela vaga entre os 11 iniciais.
O LANCE! apurou que o período de rodízio entre Santos e Matheus Cunha serviu bem para que o treinador pudesse observar as características de cada um. Por ser mais experiente, Santos tinha o voto de confiança e ainda é querido por Sampaoli, mas o estilo de jogo do jovem goleiro o colocou como principal candidato a vaga de titular do Flamengo.
+ David Luiz atua por 45 minutos contra o Cruzeiro e pode ativar cláusula para renovar com o Flamengo
Em trabalhos anteriores, em Santos e Atlético-MG, Sampaoli priorizou goleiros que saibam trabalhar bem a bola com os pés. Everson foi o escolhido no Peixe e, inclusive, foi um pedido do treinador argentino no Galo. E esse é justamente um dos melhores fundamentos de Matheus Cunha, algo que lhe é superior a Santos.
Ao contrário do titular da temporada passada, Cunha sai jogando com segurança. Nos últimos três jogos em que foi titular, contra Cruzeiro, Ñublense e Bahia, no qual atuou por apenas 45 minutos, o goleiro de 22 anos acertou 94% dos passes que tentou. O escolhido de Sampaoli é peça fundamental na construção do jogo do Flamengo.
VEJA O INDÍCE DE PASSES DE MATHEUS CUNHA
vs Cruzeiro - 30 passes certos e 2 errados (90 minutos)
vs Ñublense - 32 passes certos e 2 errados (90 minutos)
vs Bahia - 11 passes certos (45 minutos)
A performance de Matheus Cunha com as mãos também tem agradado bastante o técnico Jorge Sampaoli. Apesar de ter sofrido gols nas últimas três partidas como titular, o entendimento é de que o goleiro não sofreu falhas e foi importante para que o Flamengo saísse sem ser derrotado. Diante de Ñublense e Cruzeiro, por exemplo, ele anotou três defesas difíceis.
+ Fabrício Bruno desabafa após novo tropeço do Flamengo: 'É pedir perdão'
Vale destacar que o goleiro já havia recebido oportunidades quando Vítor Pereira ainda treinava a equipe profissional. Na passagem do português, ele esteve em campo contra Audax, Bangu, Boavista, Resende, Botafogo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, e não foi substituído em nenhuma das ocasiões. Com Sampaoli, ele entrou uma vez para substituir Santos e foi sacado em outra.
Matheus Cunha, assim como o restante do elenco do Flamengo, recebeu folga neste domingo e volta aos trabalhos no Ninho do Urubu na segunda-feira. Sampaoli terá quatro dias para treinar a equipe antes do duelo diante do Fluminense, que define o classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. A partida acontecerá nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã.