Apesar de Paulo César Carpegiani ter confirmado que Juan iria para a partida contra o Fluminense, para ganhar ritmo para a estreia na Copa Libertadores, os planos da comissão técnica mudaram de última hora. Assim, o defensor foi cortado da lista de relacionados para o clássico - lista esta que não foi divulgada - e está fora do confronto.
O jogador vinha se recuperando de dores nas costas, das quais o deixou de fora da final da Taça Guanabara, diante do Boavista, em Cariacica. O defensor já está 100% recuperado e sem problemas. No clássico contra o Botafogo, Juan saiu no intervalo da partida. A ideia da comissão era contar com ele por pelo menos 60 minutos no clássico diante do Fluminense, para aumentar o condicionamento para o confronto com o River Plate (ARG), na quarta. Porém, após as atividades desta sexta-feira, a preparação física achou melhor dar mais um período de descanso.
Sem Juan, Carpegiani vai apostar em um defesa jovem com Thuler e Léo Duarte. Rhodolfo e Réver são outros dois que não vão viajar com a delegação. De contrato recém-renovado, o jovem Patrick é quem vai ficar como opção para a defesa no banco de reservas. Ele prolongou seu vínculo com o Flamengo até 2023, recentemente.
Na temporada, Juan atuou apenas em duas partidas. Além dos 45 minutos contra o Botafogo, o veterano jogou todo o confronto contra o Nova Iguaçu, em Brasília, no qual o Rubro-Negro venceu por 1 a 0. Juan tem contrato com o Flamengo até o final desta temporada.