Campeão da Supercopa do Brasil e do Carioca, o Flamengo segue com sede de manter a atual pilha de taças acumuladas. E, antenado no mercado nacional, o clube está perto de ganhar dois reforços, novidades para Rogério Ceni, mas que já são figurinhas carimbadas para a torcida: Rodinei e Piris da Motta.
Rodinei retornará de empréstimo junto ao Internacional, que optou por não exercer a opção de compra, e é esperado para reiniciar os treinos no Ninho do Urubu a partir do dia 1º de junho (terça-feira). O lateral-direito se tornou uma peça importante para o Colorado ao longo de sua passagem. Nesta temporada, inclusive, chegou a ser o líder de assistências no futebol brasileiro, com sete.
Piris da Motta, por sua vez, terá que aguardar mais alguns dias para se reencontrar com os companheiros rubro-negros no CT, pois está convocado para a seleção paraguaia, que encara Uruguai e Brasil, nos dias 3 e 8 de junho, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo-2022.
A boa notícia envolvendo o volante é que o Flamengo, que pediu o seu retorno antecipado, conseguiu regularizar a situação do paraguaio antes do fechamento da janela internacional de transferências. Piris estava emprestado ao Gençlerbirligi, da Turquia, e também se destacou - fez 36 partidas na liga e marcou seis gols. O clube, contudo, foi outro a não exercer o direito de compra.
Cabe destacar que o Flamengo, nos bastidores, admite que Piris é visto como um ativo em potencial para ser vendido ainda nesta janela, já que o meio-campista de 26 anos provavelmente disputará a Copa América (junho-julho), uma significativa vitrine, e teve um rendimento elogiável no futebol turco.
CENI PEDE PARA ENCORPAR O ELENCO
Após o título estadual, Ceni admitiu que o Fla, com "elenco enxuto", está em busca de reforços a pedido seu - ao comentar a dura sequência de junho, a ser marcada por desfalques nas Datas Fifa, e a possível saída de Gerson.
- Estamos com alguns problemas para junho, com alguns jogadores de fora. Não sei o desfecho da situação do Gerson. Acho que vamos passar um mês difícil. Com muitos jogos e pouco tempo para recuperar. O elenco é enxuto, estamos tentando conversar para ver se consegue neste período ter um ou outro jogador para reforçar o elenco.
- Mesmo que não consiga trazer um jogador de fora, caro, mas que a gente consiga no mercado nacional compensar a saída dele (Gerson) ou de uma ou outra posição que a gente precise.
+ Fla já nas oitavas! Veja a tabela completa da Libertadores
Vice-presidente de futebol do Fla, Marcos Braz vê "naturalidade" no pedido.
- Todo técnico pede reforço, não é só o Rogério. Levo com naturalidade.
Sobre ter caixa para contratar, nos reforçamos sem gastar (o dirigente citou Bruno Viana e Thiago Maia). Estamos analisando o mercado e esse processo é feito com calma - falou Braz, em recente entrevista ao canal "Band".