menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Ex-presidente do Fla escreve carta a Bandeira de Mello e diz que ele não deveria aceitar convite da CBF

Helio Ferraz comenta que Eduardo Bandeira de Mello deveria permanecer no Rio

Eduardo Bandeira de Mello
Eduardo Bandeira de Mello vai chefiar delegação da Seleção (Foto: Wagner Meier)

Escrito por

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, vem recebendo críticas negativas e também apoio por aceitar chefiar a delegação da Seleção Brasileira na Copa América. Desta vez, foi o ex-presidente do clube Helio Ferraz que se manifestou sobre o assunto. O ex-mandatário escreveu uma carta aberta a Bandeira, na qual se posiciona de forma contrária à decisão.

Confira: 
'Meu Caro Presidente Eduardo Bandeira

Havia decidido não me manifestar sobre sua aceitação à honrosa distinção de chefiar a delegação brasileira à Copa América nos EUA.

Ocorre que diversos posicionamentos de Presidentes de Poder do Clube, Fla +, Vice Presidentes, especialmente, o Rafael Strauch, no Face, do ex Presidente Marcio Braga e, ontem, a sua própria, no site do Flamengo, acabaram por me provocar a reproduzir o que dissera, sexta feira, no almoço do Garden, ao qual comparecera o Fred Luz, que justificou a decisão tomada com sólidos argumentos.

Disse eu, então, que: em 2003, como Presidente, fora convidado pelo Presidente da CBF, à época, Ricardo Teixeira para chefiar a delegação de nossa Seleção à Copa das Confederações, na Europa, em Portugal.

Sucessor do Presidente deposto, em movimento pela transparência, austeridade e da separação entre o interesse do Clube e seus gestores, e uma proposta de transformação da estrutura do futebol, inspirada no pensamento de Marcio Braga.

Uma contração de receita devido a quebra da ISL, 65%, da verba anual, descrédito financeiro, vencimentos e penhoras diárias, um orçamento de quarenta e poucos milhões, mais da metade comprometido.

A CBF, nos fizera empréstimos que chegaram a 50% da verba disponível, naquele ano, além de que as arbitragens não nos prejudicavam, e começamos a nos equilibrar.

O futebol não ia bem, havíamos perdido o Carioca, do Vasco, do Fluminense, e reformara o futebol, havia pouco tempo, e os resultados ainda não começavam, afinal, Comissão Técnica e time compatíveis às verbas disponíveis.

Logo, entretanto, fomos à final da Copa do Brasil, com o Cruzeiro, 100%, Campeão Brasileiro, com 100 pontos, e chegamos em 8o, no brasileiro, que embora muito pouco, era o melhor resultado, desde 92, quando chegamos na mesma posição, até ganhar as finais.

Eu não aceitei o convite!!!!!

Eu disse sexta feira, no Garden (restaurante onde alguns sócios do Fla se encontram semanalmente), “eu penso que o Eduardo não devia aceitar, agora”, embora concorde que se deve debater o modelo de dentro, e estimular a evolução, como o novo Colégio, de 40 Clubes, e vinte e poucas federações, e o significado do próprio convite ao Flamengo, que indiscutivelmente homenageia um conceito de gestão como paradigma.

Penso, entretanto, que o convite formulado basta-se a si mesmo, no sentido que referi acima.

Emerge, ademais, que o futebol do Clube, a despeito de que, ainda, seja admissível possa não ter se reestruturado, porém diante dos resultados dolorosos, seria emblemático o Presidente aqui ficar, por conta desta situação, para o torcedor, o caso de nós todos, dramática.

O nosso torcedor do futebol é o maior ativo do Clube, em justo desespero, não pode contagiar o bom dirigente, mas precisa saber seu “Comandante em Chefe”, seu Maior General, ainda que fosse um EL CID, o que não é o caso, comandar suas tropas, dentro do campo de batalha.

Outrossim, a decisão foi aceitar e afastar-se, entre 30 e 60 dias, e neste caso, o Vice Presidente vai assumir, espero que: com a plenitude dos Poderes, e como interlocutor, exclusivo, do Presidente licenciado, na forma estatutária, e porque nosso futebol reclama o Presidente presente e plenipotenciário no comando das tropas, aqui, no campo de batalha.

Com apreço, admiração e respeito pelo trabalho realizado até agora.

SRN

Helio'

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter