Nesta segunda-feira (14), o Flamengo se reapresentou ao Ninho do Urubu para iniciar a preparação visando ao jogo contra o Grêmio, pela volta da semifinal da Copa do Brasil, e a atividade teve uma novidade: Erick Pulgar. O volante iniciou transição e deu mais um passo pelo retorno a campo. E por falar no chileno, o jogador tem feito muita falta ao esquema de jogo de Sampaoli.
+ Flamengo: Pulgar dá novo passo para retorno aos gramados; saiba como foi treino desta segunda
Pulgar se lesionou em julho, no aquecimento para o jogo contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. De lá para cá, o volante desfalcou o Flamengo em nove partidas. Se comparados os números dos últimos nove confrontos com e sem a presença de Erick, o desempenho do Rubro-Negro apresenta uma queda brusca. Veja:
Últimos nove jogos com Pulgar:
- 8 vitórias
- 1 derrota
Últimos nove jogos sem Pulgar:
- 4 vitórias
- 3 empates
- 2 derrotas
Erick chegou ao Flamengo sob desconfiança da torcida, muito por conta de polêmicas extracampo, que foram esclarecidas pela diretoria do Rubro-Negro na coletiva de apresentação do jogador. No entanto, o cenário mudou com o passar do tempo e com as atuações do volante, que se consolidou no time de Jorge Sampaoli e deu muita qualidade ao meio campo do Fla.
+ ANÁLISE: Incoerências de Sampaoli no Flamengo custam mais um resultado na temporada
Tudo mudou, entretanto, desde que Pulgar se lesionou. O Flamengo sem Erick não conseguiu mais ser tão incisivo no meio campo, e Thiago Maia, Allan e Gerson não foram capazes de suprir a ausência do chileno e manter a anterior estabilidade no setor.
O início da transição de Erick Pulgar dá esperanças ao torcedor por um retorno aos gramados. O chileno participou do aquecimento junto aos companheiros e fará atividades específicas para preparo físico e recuperação de ritmo de jogo.