Qual é a mascote do Flamengo?

Marinheiro Popeye, Urubu, afinal qual a mascote oficial do Flamengo?

Popeye e Urubu
Até hoje, Popeye e o Urubu foram as mascotes do Mengão (Foto: Reprodução)

Escrito por

Todo clube de futebol tem um mascote, é uma tradição mundial! E as torcidas se identificam e levam esse personagem como uma das paixões, dentre muitas que nascem quando se escolhe torcer para um time. Eles sempre estão presentes dentro dos estádios, no meio da multidão, representados em camisas, faixas, cartazes e até mesmo em miniaturas, a criançada se diverte! E o mascote do FlamengoNão há dúvidas que a imagem de um urubu veio na sua cabeça, mas você sabia que esse pássaro careca tão característico não foi o primeiro mascote do clube? Você conhece esta história?



+Conversas entre Flamengo e Tite geram otimismo por troca de comando técnico





MARINHEIRO POPEYE

O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 1940 (e, posteriormente, de desenhos animados). A ideia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu, no Popeye, a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube.

Popeye-Flamengo
Marinheiro Popeye (Foto: Reprodução)



+Copo Stanley a partir de R$120,00. Bebida gelada nos 90' de jogo do Mengão!




A MUDANÇA PARA O URUBU

Na década de 1960, as torcidas rivais começam a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus", alusão racista à grande massa de torcedores rubro-negros afro-descendentes e pobres. Tal apelido de cunho ofensivo nunca foi bem recebido pela torcida do Flamengo, até o dia 31 de maio de 1969. Foi em um domingo, quando um torcedor rubro-negro resolveu levar a ave para um jogo entre o Flamengo Botafogo no Maracanã. Na época, os dois clubes faziam o clássico de maior rivalidade pós-Garrincha. E o Flamengo não vencia o rival fazia quatro anos. Nas arquibancadas, os torcedores do Botafogo gritavam, como sempre, que o Flamengo era time de "urubu".

Manchete
Manchete da época, junto com a mudança de mascote (Foto: Reprodução)


O urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa nos pés e, quando caiu no gramado, pouco antes de o jogo iniciar, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu". O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye. O cartunista Henfil, rubro-negro, tratou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e o Urubu tornou-se um mascote popular.

download
Urubu, 1969 (Foto: Reprodução)



+Sampaoli prepara Flamengo para jogo contra o Bahia; negociações com Tite seguem em paralelo



SAMUCA - 2000

Em 2000, o mascote do Flamengo ganhou um desenho oficial e um nome: "Samuca". No entanto, esse nome não se popularizou entre a torcida, que o continua chamando simplesmente de "urubu".

Samuca
Samuca, 2000 (Foto: Reprodução)



+Confira a tabela e simule os resultados do Brasileirão




URUBA E URUBINHA

Em 25 de maio de 2008, "Uruba" e "Urubinha" estrearam no Maracanã no jogo Flamengo X Internacional, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2008. A partir de então, estão presentes em diversos jogos e eventos do Flamengo.

Uruba-e-Urubinha
Uruba e Urubinha, as mascotes OFICIAIS do Mengão (Foto: Reprodução)


News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter