O que as lojas oficiais do Flamengo têm feito para driblar a pandemia

L! conversou com Marcelo Plaisant, diretor de empresa responsável pelo licenciamento de lojas oficiais do clube, para saber as estratégias em tempos de comércio fechado

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Enquanto a bola segue sem rolar e as indefinições quanto à normalidade do comércio permanecem, empresas têm se virado como podem para amenizar os prejuízos. Um exemplo está nas lojas oficiais do Flamengo, fechadas por todo o Brasil desde o dia 17 de março - por conta da pandemia do novo coronavírus, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Desde a última quinta-feira, lojistas franqueados iniciaram o movimento pelas vendas virtuais através do WhatsApp, em contato direto junto a clientes cadastrados, com alguns descontos para sócios-torcedores. Por mais detalhes, o LANCE! conversou com Marcelo Plaisant, diretor da MF Gestão - empresa responsável pelo licenciamento de lojas oficiais do Flamengo.

- O que estamos enfrentando não é exclusivo das lojas do Flamengo. O mercado todo de varejo no Brasil e no mundo está buscando alternativas para se adaptar ao fato de estar tudo fechado. Temos 86 lojas fechadas, mas entendemos que a saúde das pessoas deve vir em primeiro lugar. Por isso nos cabe aguardar e torcer para que tudo volte ao normal o quanto antes - contou Plaisant, por telefone, detalhando a estratégia do atual modelo de vendas:

- Neste momento, a estratégia tem sido venda pelo WhatsApp. Lojistas e funcionários estão entrando em contato direto com clientes cadastrados e oferecendo produtos e novidades, como o lançamento do Anuário e, agora, o álcool em gel personalizado do Flamengo. Quem comprar estará ajudando o clube a doar, pois a empresa licenciada está doando 200 mil, que saem dos royalties que seriam esperados do Flamengo, que está abrindo mão, receber.

Exemplo de catálogo de um lojista da Espaço Rubro-Negro (Foto: Reprodução)

Como antes, as vendas também seguem nos sites da Loja Espaço Rubro-Negro e Nação Rubro-Negra - que, em quantidade, aumentaram 40% de 2018 para o ano passado. Uma novidade recente, conforme já citado por Marcelo Plaisant, é a venda do álcool em gel personalizado - cujos modelos menores estarão à disposição em breve. Além disso, máscaras estilizadas serão confeccionadas: 

- O pote de 500ml já está à venda. Agora virão as bisnaguinhas de 65, 125 e 250 (ml), bem legais, para o início de maio. Sobre as máscaras, o Flamengo liberou que produzíssemos... Os lojistas não produzem, mas estão à procura de pequenos empresários que queiram vender paras as lojas. Achei bem positiva essa atitude do Flamengo, até para combater a pirataria, além de dar a oportunidade de mais pessoas ganharem um dinheirinho neste momento difícil - finalizou o empresário. 

PARA MOTIVAR OS LOJISTAS

No último domingo, o Flamengo lançou a nova camisa de goleiro, cujo preço é de R$ 249,99 e está disponível a partir desta quarta-feira. Já no início de maio, o uniforme reserva de jogo (branco) também será revelado, justamente visando fortalecer o fluxo de venda para os comerciantes.

Diego Alves foi o modelo da nova camisa de goleiro (Foto: Divulgação)

Cabe destacar ainda que, por conta própria, funcionários das lojas do Flamengo têm produzido catálogos com os produtos e respectivos preços, apresentados em documentos (como PDF). A entrega tem sido feito através de acordos individuais - como o serviço de transporte e taxa do frete, que, em alguns casos, é grátis a partir de R$ 200 em compras. 

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