O Flamengo não terá só a altitude de 2.734 metros como fator intimidador para o jogo desta terça-feira, diante da LDU, a partir das 21h30, e válido pela terceira rodada do Grupo G da Libertadores. Para defender a sua liderança isolada, o Rubro-Negro terá que encarar uma equipe embalada pela invencibilidade na temporada: em 12 partidas, venceu cinco e empatou sete vezes.
Caso o placar seja o mais frequente para a Liga de Quito na temporada, um empate, o Flamengo se mantém na liderança. Já se os comandados de Rogério Ceni forem derrotados, os de Pablo Repetto assumirão o topo do grupo, já que a LDU está com quatro pontos, dois a menos em relação aos brasileiros.
+ Veja a tabela completa da Libertadores
Aliás, Repetto, desde 2017 na LDU, sublinhou o favoritismo do Fla ao projetar o próximo compromisso do único clube equatoriano campeão da Libertadores:
- Como uma equipe grande que somos, estamos prontos para pelear com um dos grandes candidatos a conquistar a Copa (Libertadores) nesta terça-feira.
A LDU vem de vitória na Libertadores. Na última rodada, contra o Vélez Sarsfield, cujo triunfo por 3 a 1 ocorreu após dois gols no segundo tempo, Pablo Repetto alterou o time do 4-5-1 para o 3-5-2 depois do intervalo e viu o desempenho melhorar consideravelmente.
Para enfrentar o Flamengo, o técnico uruguaio não quis revelar se repetirá uma linha defensiva com cinco jogadores. A possibilidade, com prioridade para a saída veloz em contragolpes, é considerável.
RETROSPECTO E DESTAQUES
O palco do duelo desta terça será o Estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como "Casa Blanca", em Quito. Será apenas a segunda peleja entre as equipes no local, que não reserva boas lembranças para o Fla, derrotado para a LDU em abril de 2019, pela fase de grupos do torneio, por 2 a 1 - na ocasião, Bruno Henrique marcou para o time então comandado por Abel Braga.
Entre os destaques da Liga estão o volante Jordy Alcivar (que chegou a ser especulado no Internacional), o passador meia-atacante Billy Arce e o atacante Cristian Borja, ex-Flamengo e autor do gol da LDU na derrota por 3 a 1 diante do próprio Rubro-Negro, em 2019, no Maracanã - na história, as equipes só se enfrentaram nas duas vezes citadas acima, ambas há duas temporadas.
Em tempo: por falar em retrospecto, o mais recente do Fla em altitude não é nada animador: goleada sofrida para o Independente Del Valle, por 5 a 0, em 2020, quando Domènec Torrent ainda comandava a equipe. Alerta ligado para não sucumbir novamente às consequências traiçoeiras perto das nuvens.
MAIS SOBRE A LDU
- Estádio: Casa Blanca, em Quito (cerca de 2700 metros de altitude).
- Participações em Libertadores: 20.
- Melhor campanha: campeão (2008).
- Como se classificou: 2º no Campeonato Equatoriano 2020 (hoje está em 4º).
- Números de 2021: 12 jogos (5 vitórias e 7 empates) / 21 gols marcados; 14 gols sofridos.