Santos x Fla tem ‘história curta’ no mata-mata: relembre os duelos
Nesta quarta-feira, Flamengo e Santos se enfrentam às 21h45 pelas quartas de final da Copa do Brasil. Às vésperas do confronto, o L! relembra mata-matas disputados pelos times
- Matéria
- Mais Notícias
Não é muito longa a história de disputas mata-mata entre Flamengo e Santos. De acordo com o acervo do Peixe, foram apenas seis confrontos que decidiram pela permanência ou eliminação de uma das duas equipes. Dos seis, apenas um duelo decidiu as quartas de final da Copa do Brasil. Foi de lavada que o Santos eliminou o Rubro Negro da competição com o placar acumulado de 8 a 2, em 2000.
Neste ano, classificado diretamente para as oitavas de final, o Flamengo começou a disputa morno. No Maracanã, a equipe fez sua estreia contra o Atlético-GO em um empate sem gols. Na volta, no Serra Dourada, o Rubro Negro levou a melhor ao bater o adversário por 2 a 1 e avançar para as quartas de final.
O Santos, que já havia se classificado para a competição por ter sido campeão paulista em 2016, estreou contra o Paysandu e conduziu bem a vantagem conquistada da Vila Belmiro ao vencer o adversário por 2 a 0. Na partida de volta, realizada no Mangueirão, novamente o Peixe derrotou o Paysandu, desta vez por 3 a 1 e, sem medo, avançou para as quartas.
Nesta quarta-feira, o Flamengo recebe o Santos na Ilha do Urubu em uma disputa pelas quartas de final da Copa do Brasil. A bola rola às 21h45 e a expectativa é de casa lotada de rubro-negros. No aquecimento para o confronto, o LANCE! relembra disputas mata-matas marcantes entre as equipes.
COPA DO BRASIL 2000
Na Copa do Brasil de 2000, ambos disputaram a competição desde a segunda fase. Apenas na partida de estreia o Santos conseguiu bater o adversário por 3 a 0, avançando sem a necessidade do segundo jogo. Enquanto os paulistanos enfrentavam o Serra, o Flamengo empatava em 1 a 1 com o River-PI. Ambos saíram vencedores da fase se seguiram assim até que o Flamengo foi derrotado por 4 a 0 pelo Peixe. Na volta, não conseguiu recuperar e perdeu novamente, desta vez por 4 a 2. Apesar da campanha de destaque até então, o Santos caiu na semifinal, após ser batido pelo Cruzeiro com o placar final de 4 a 2.
TAÇA BRASIL 1964
Quando o Campeonato Brasileiro era conhecido como 'Taça Brasil', Flamengo e Santos protagonizaram a final de 1964. Com nada menos do que três gols de Pelé e um de Coutinho, o Santos bateu o Rubro Negro por 4 a 1 na partida de ida, realizada no dia 16 de dezembro, no Pacaembu. Paulo Choco marcou o único dos cariocas. No Maracanã, o jogo de volta não influenciou no resultado, já que terminou em um empate sem gols, que culminou na conquista do Peixe.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1982
O Santos conseguiu chegar apenas às quartas de final do Campeonato Brasileiro de 1982, porque, ao enfrentar o Flamengo, foi derrotado pelo placar final de 3 a 2, o que já era esperado. A campanha dos alvinegros nesta edição não era das melhores desde quando iniciou sua participação na fase final da competição. Durante as oitavas, o Santos empatou com o Londrina em 0 a 0 e venceu o segundo jogo por 1 a 0, depois de suar em campo. Neste ano, o Flamengo seguiu firme nas disputas, pegou o Grêmio na final e garantiu sua segunda taça.
CAMPEONATO BRASILEIRO 1983
Um ano depois, as equipes voltariam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, o duelo marcaria a final. No primeiro jogo, o Santos bateu o Rubro Negro por 2 a 1 com gols de Pita e Serginho Chulapa. Baltazar diminuiu para o Flamengo. A virada, que parecia difícil, veio derrubando na segunda partida. Com gols de Zico, Leandro e Adílio, o Flamengo venceu o Santos por 3 a 0 e, no Maracanã, conquistou sua terceira taça.
TORNEIO RIO-SÃO PAULO 1997
Disputado em sistema mata-mata, começando já nas quartas de final, Flamengo e Santos mais uma vez se encontraram apenas na final. Na primeira partida, o Alvinegro levou a melhor em campo e garantiu 2 a 1 no jogo de ida. Na volta, o Flamengo apareceu mais e as equipes empataram em 2 a 2, entretanto, pela vantagem conquistada na primeira partida, o Santos conquistou a taça e o Flamengo ficou apenas com o vice.
COPA SUL-AMERICANA 2004
No mata-mata internacional, mais uma vez as equipes entraram em campo para protagonizar um duelo de leões por uma vaga entre os melhores da fase de grupos. Em São Paulo, a primeira partida terminou empatada em 0 a 0. No jogo de volta, mais um empate. Desta vez, com dois gols para cada lado, os times decidiram a vaga nos pênaltis. Durante o tempo regulamentar, Ibson marcou dois para o Flamengo, enquanto Basílio e Deivid fizeram os gols alvinegros. A decisão foi levada aos pênaltis e, sem facilidade, o Santos levou a melhor por 5 a 4. A equipe paulista seria eliminada logo nas quartas de final, ao ser derrotada pelo LDU Quito com o placar final de 3 a 5.
Todas as disputas mata-mata entre Santos e Flamengo
1964 – Santos elimina o Flamengo na final da Taça Brasil
16/12/1964 – Santos 4 x 1 Flamengo – Taça Brasil – Pacaembu (primeiro jogo)
19/12/1964 – Santos 0 x 0 Flamengo – Taça Brasil – Maracanã (segundo jogo)
1982 – Flamengo elimina o Santos nas quartas de finais do Campeonato Brasileiro
03/04/1982 – Santos 1 x 2 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Maracanã (jogo de ida)
06/04/1982 – Santos 1 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Morumbi (jogo de volta)
1983 – Flamengo elimina o Santos na final do Campeonato Brasileiro
22/05/1983 – Santos 2 x 1 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Morumbi
29/05/1983 – Santos 0 x 3 Flamengo – Campeonato Brasileiro – Maracanã
1997 – Santos elimina o Flamengo na final do Rio-São Paulo
04/02/1997 – Santos 2 x 1 Flamengo – Torneio RioxSP – Morumbi
06/02/1997 – Santos 2 x 2 Flamengo – Torneio RioxSP – Maracanã
2000 – Santos elimina o Flamengo nas quartas de finais da Copa do Brasil
21/06/2000 – Santos 4 x 0 Flamengo – Copa do Brasil – Maracanã
24/06/2000 – Santos 4 x 2 Flamengo – Copa do Brasil – Vila Belmiro
2004 – Santos elimina o Flamengo da na fase classificatória Copa Sul-Americana
15/09/2004 – Santos 0 x 0 Flamengo – Copa Sul-Americana – Vila Belmiro
22/09/2004 – Santos 2 (5) x (4) 2 Flamengo – Copa Sul-Americana – Raulino de Oliveira
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias