menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Final da Libertadores: Conmebol sacramenta Guayaquil como sede

Dirigentes definem manutenção de local do duelo entre Flamengo e Athletico após garantias dadas pelo governo equatoriano em encontro organizado em Córdoba

Estádio Monumental Guayaquil
imagem cameraRastro de violência na cidade equatoriana quase motivou mudança de sede da final (Staff Images/Conmebol)
Avatar
Lance!
Enviado especial a Córdoba (Argentina)
Dia 30/09/2022
16:46
Atualizado em 30/09/2022
17:58

  • Matéria
  • Mais Notícias

A cúpula da Conmebol decidiu manter a final da Copa Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR em Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro. A informação foi apurada pelo LANCE! na tarde desta sexta-feira (30) em Córdoba, na Argentina, onde acontecerá a final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Independiente del Valle, após reunião entre dirigentes da entidade continental.


+ Final da Libertadores: Como Flamengo e Athletico estão reagindo com Guayaquil sob pressão?

A definição de se manter Guayaquil como sede foi tomada pelo Conselho da Conmebol, formado pelos dez presidentes das federações filiadas, os três representantes do continente na Fifa (entre eles o brasileiro Fernando Sarney) e o mandatário da entidade, Alejandro Domínguez.

+ Sede da final da Libertadores, Guayaquil vive estado de exceção e vê escalada na onda de violência

Por conta da presença do Del Valle na final da Sul-Americana, o ministro de Esportes do Equador, Juan Sebastián Palacios Muñoz, está em Córdoba e participou do encontro dos dirigentes. Entregou relatórios oficiais do governo local garantindo o esquema de segurança elaborado para o duelo decisivo da principal competição do continente.

Existe instabilidade em relação ao futuro da decisão da Libertadores. Os clubes brasileiros não tiveram, até a publicação desta matéria, nenhum aviso sobre qualquer movimento concreto por parte da entidade sobre uma mudança de sede. Tanto o clube da Gávea quanto o Furacão reafirmam o planejamento inicial para a decisão.

Guayaquil vive um momento de insegurança. A cidade é uma das mais atingidas pelo narcotráfico, vê uma escalada de violência e, por isso, o Governo do Equador decretou estado de exceção até o dia 14 de outubro - duas semanas antes da final brasileira pela América.

> Confira a tabela de jogos da Libertadores-22
​> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias